banner

MULHERES INVENTORAS

Severino Coelho Viana
Por Severino Coelho Viana*

                          A nossa formação embrionária, nosso alimento fecundante, nosso chute de vibração, nosso suspiro, tudo teve início na barriga da mulher. O nosso choro após o corte do cordão umbilical, o nosso primeiro beijo de recepção ao mundo no colo de nossa mãe. Por isso, mãe é uma mulher heroína. Deste ato em diante, começa nossa luta e vai até o nosso aceno de despedida.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e
trabalho, contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. No entanto, a ideia de comemorar o dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo o direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à festividade. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido nesta data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.
A luta da mulher pela igualdade de direitos na sociedade é um dos mais belos e tristes capítulos da história da humanidade!
E nunca é demais recordar esse trajeto. No dia 08 de março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, recebendo menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, e, em seguida, queimadas vivas em um incêndio criminoso. Cerca de 130 mulheres morreram!
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicavam o direito que as operárias mártires no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminharam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, decidiram, em homenagem àquelas mulheres guerreiras, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
A partir deste dia e por todos os anos e países elegeram que esse é o dia para prestarem homenagens a todas as mulheres do mundo.
A nossa sociedade deve deixar o seu machismo do passado, chamada de sociedade patriarcal, mas reconhecer não somente a igualdade de gênero e, sim, mostrar o contributo que as mulheres já deixaram como legados para o progresso no campo das invenções quando muitas vezes só citamos ou reconhecemos as descobertas feita pelo homem. Passamos a mostrar 14 (quatorze) invenções importantíssima advindas da capacidade intelectual da mulher:

1. Serra Circular. A conclusão de que a serra reta que os lenhadores do século XIX usavam foi de uma mulher, adentrando o universo “originalmente masculino” mostrou que a serra circular era a melhor opção para eles. Foi em, 1813 que Tabitha Babbitt criou um objeto manual com uma serra circular e comprovou o que ela dizia. O que ela recebeu por essa ideia tão usada até hoje? Nada! Isso mesmo. Na época, não acharam que fosse ser algo que daria tão certo e não se preocuparam com patente, o que fez com que sua ideia ficasse simplesmente livre.
2. Sacola de Papel. Há um ditado que não haja ninguém que nunca tenha usado uma sacola de papel. Tão útil e tão usada até hoje principalmente em lojas de roupas e supermercados, que também fora criada por uma mulher. Margaret Knight desenvolveu a máquina que produzia as sacolas de papel com fundo quadrado. Teve a patente registrada em 1871, após uma briga na justiça quando um homem tentava fazer a patente que era de direito de Margaret.
3. Em 1878, nascia Lillian Gilbreth, mãe de 12 filhos que dedicou grande parte de sua vida a estudar uma melhor forma de desempenhar a tarefa para aumentar a eficiência e a produtividade na indústria. Ela criou a chamada administração científica, levando em conta estratégia, planejamento, além de noções de justiça e felicidade. O que torna as ideias de Gilbreth tão especiais é o fato de ela ter sido a primeira pessoa a usar a psicologia na gestão industrial.
4. Em 1886, Josephine Garis Cochrane inventou a primeira máquina de lavar louça. Filha de um engenheiro, Josephine criou uma engenhoca de madeira, movida à manivela, que jogava água quente e sabão em pratos e talheres. Com o tempo, e depois de ganhar vários prêmios, Josephine conseguiu deixar a máquina mais moderna, funcionando automaticamente. O invento foi patenteado em 1900.
5. ELEMENTOS QÍMICOS RÁDIO E POLÔNIO  - Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Sallanches, 4 de Julho de 1934), cientista francesa de origem polaca.  Descobriu os elementos químicos rádio e polônio, tendo sido laureada com o Prêmio Nobel de Física de 1903 pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido). Foi diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.
6. Limpador de Para-brisa. O que seria de alguns motoristas sem o limpador de para-brisa, não é? Quantos acidentes automobilísticos? Quantas mortes evitadas? E sim, ele foi criado por uma mulher em 1903. Mary Anderson criou esse item indispensável. Na época teve dificuldade de se acostumar e algumas pessoas achavam mais seguro andar com lama, água e até mesmo neve no para-brisa a utilizar o utensílio, que na época era ainda manual. A versão automática apareceu em 1917 e foi desenvolvida também por uma mulher, Chatlotte Bridgwood.
7. Banco imobiliário. Quase todo mundo já jogou o tão conhecido Banco Imobiliário. Famosíssimo e sempre fez e ainda faz grande sucesso, principalmente, entre jovens. O nome original é “The Landlord’s Game”, hoje em dia comercializado como “Monopoly”, criado em 1906, por Elizabeth Magie, quando procurava expor o sistema econômico em funcionamento, mostrando como as pessoas tinham bens diferentes e que enquanto uma tinha muitos deles, outra se desdobrava para conseguir apenas um. Seus direitos foram vendidos por US$ 500,00 para a Parker Brothers, sem nem mesmo direito a royalties, que seria um direito econômico sobre as vendas.
8. PARA-QUEDA PORTÁTIL Outra alemã muito importante é Katharina Paulus, primeira mulher a pilotar dirigíveis profissionalmente e que inventou em 1913 o paraquedas portátil.

9. Vidro Invisível Já pensou no ano de 1935, se Katharine Blodgett não tivesse desenvolvido os princípios do vidro transparente? Hoje ele está em todo o lugar, desde os tão usuais óculos aos mais caros smartphones. A cientista da General Electric desenvolveu uma maneira de mudar o estado físico de finas camadas de moléculas de vidro sem que muitas distorções ocorressem, fazendo com que fosse possível enxergar perfeitamente através dele. É a base da maioria das tecnologias atuais.
10. Programação. O que seria do mundo de hoje se, no ano de 1944, Grace Hoppe não trabalhasse com Howard Aiken e juntos tivessem desenvolvido o “Mark I”? Esse foi o primeiro computador e ocupou sua sala inteira. Ela desenvolveu os princípios da programação e os primeiros códigos, além de ser considerada a criadora dos termos “bug” e “debugging”, tão usados até hoje na área tecnológica
11. Fibra Kevlar. Acidentalmente, no ano de 1966, Stephanie Kwolek criou um material que é usado até hoje em alguns smartphones e que é simplesmente resistente ao impacto de um tiro. Ou seja, o nosso tradicional colete à prova de bala. Foi desenvolvido durante a tentativa de criar um material que fosse mais leve para os pneus de carro.

12. Corretivo. Isso mesmo. Esse “simples” e tão usado material escolar, desenvolvido por uma mulher. Quem é que nunca errou enquanto usava caneta e recorreu ao corretivo para deixar as coisas mais fáceis de entenderem? Em inglês é chamado de “liquid paper”, ou seja, Papel Liquido, desenvolvido através de uma fórmula caseira de Bette Nesmith Graham, procurando solucionar os problemas enfrentados quando errava na digitação na máquina de datilografia ocasião que trabalhava como secretária. A ideia foi tão boa que, em 1979, a grande empresa Gillete pagou US$ 47,5 mil pela empresa que a produzia.
13. LENTES LEVES PARA ÓCULOS. A também alemã Marga Faulstich inventou as lentes leves para óculos.

14. TARIFADOR DE LIGAÇÕES TELEFÔNICAS. Wirla Pontes Casado desenvolveu um novo tarifador de ligações telefônicas. Ele identifica chamadas locais, intermunicipais, interestaduais, ou a cobrar, através de um sistema que controla o tempo e o preço das ligações. Parecido com o tarifador já conhecido, só que ele transmite no momento da ligação já todas as informações necessárias (tempo, valor da ligação e por pulso cobrado, etc).
              O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é um dia de celebração, acima de tudo, dia de homenagear a mulher que faz sua vida mais especial. A mulher não deve ser lembrada apenas pelas inúmeras histórias de lutas pela igualdade descrita em livros e manchete de jornais, sobretudo pelo que ela faz hoje por você, por sua família e pela sociedade.
João Pessoa PB, 03 de maio de 2014.
*Escritor pombalense e Promotor de Justiça em João Pessoa PB

MULHERES INVENTORAS MULHERES INVENTORAS Reviewed by Clemildo Brunet on 3/03/2015 04:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion