banner

Everaldo Bernardino de Souza

J. Romero A. Cardoso
Por José Romero Araújo Cardoso*

Everaldo Bernardino de Souza chega aos 70 anos com muita personalidade, otimismo em viver e com objetivo sólido e conciso de passar experiência, maturidade e segurança às pessoas que lhe rodeiam em seu convívio cotidiano.
Nascido no dia 15 de julho de 1945 em Monte Alegre, aprazível localidade situada no agreste potiguar, filho do casal Manoel Bernardino de Souza – Luiza Albaniza de Souza, professor Everaldo ama Mossoró profundamente, cidade em que reside desde o ano de 1969, sendo que um dos maiores orgulhos é ter recebido o título de cidadão mossoroense.

Professor Everaldo, antes de se dedicar à docência superior, foi funcionário público do Estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 1965 a 1973, lotado no Departamento de Estrada e Rodagens – DER.
Consorciou-se no dia 24 de agosto de 1971 com Iolanda Rodrigues de Paiva de Souza, natural de Apodi-RN, companheira de toda vida, com quem teve os seguintes filhos: Endrigo Rodrigues de Souza (n. em 12/06/1972); Everaldo Bernardino de Souza Júnior (n. em 01/05/1976); Priscilla Rodrigues de Souza (n. em 23/12/1979) e Carlos Raniery Rodrigues de Souza (n. em 20/05/1981). 
Em março de 1973, começou a lecionar na ESAM (Hoje UFERSA), ficando responsável pela disciplina Estatística do Departamento de Fitotecnia, que logo em seguida foi transferido para o Departamento de Engenharia rural, responsável pela disciplina de desenho Técnico. Em 1976 foi fazer seu mestrado na UFSM-RS obtendo o título de mestre em Engenharia Agrícola na área de Aerofotogrametria e fotointerpretação, retornando em 1978 para a ESAM, lecionando Desenho Técnico e fotogrametria, ficando em salas de aulas até 1996, quando se aposentou aos 52 anos de idade.
Entre os anos de 1981 e 1982 presidiu a SCREAM onde dinamizou esse espaço com bravura e honradez.
No ano de 1974 ingressou na Maçonaria, sendo membro da Loja Maçônica 24 de junho, cuja história dessa oficina enobrece a própria Mossoró no cenário nacional, pois foi através da luta do Clube Spartacus, alicerçada no supramencionado Templo Maçônico que houve a campanha abolicionista mossoroense, culminando com a abolição da escravidão no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da proclamação da Lei Áurea.
Presidiu o Lions Club Mossoró Centro nos anos de 1984 a 1985, dinamizando formidavelmente a filosofia que embasa a família leonina.
Como artista plástico de raros dotes, o professor Everaldo vem produzindo telas de valor inestimável com enfoques regionais, sendo que a retratação de cenas cotidianas do semiárido foi eleita como prioritária em sua valorosa arte.
Prestou e vem prestando relevantes serviços à educação em Mossoró como professor da antiga ESAM (Hoje UFERSA) e também da nossa UERN, tendo em vista que as estatísticas confirmam que já passaram por ele, em salas de aulas, mais de 6.000 alunos nessas duas instituições de ensino superior.
Na década de 70 do século passado existia em Mossoró séria carência no mercado de trabalho quanto ao profissional de arquitetura, tendo o professor Everaldo contribuído significativamente, com sua notável aptidão arquitetônica e para desenhos técnicos, prestando grandes serviços aos mossoroenses, tendo elaborado projetos arquitetônicos tanto residenciais como comerciais.
 Foi através da ampla gama de conhecimentos que lhe é pertinente que deu-se início a carta cadastral do município de Mossoró na forma mais dinâmica de uso para estudantes, profissionais, comerciantes, etc., viabilizando acesso a esse tipo de informação cartográfica, fazendo, dessa forma, conhecer Mossoró na organização espacial.
Em 1998, submeteu-se a concurso público para docente do Departamento de Geografia do campus central da UERN, sendo aprovado em primeiro lugar. Antes, entre os anos de 1974 e 1975, ensinou nesta instituição de ensino superior as disciplinas cartografias I e II como professor convidado.
No curso de Licenciatura em Geografia do campus central da UERN lecionou as disciplinas Cartografia Geral, Cartografia Topográfica, Cartografia Temática, Pedologia e Hidrografia.
Exerceu a chefia do DGE, chegando a sua aposentadoria compulsória, como professor-adjunto IV, quinta-feira, dia 15 de julho de 2015, data do seu aniversário, quando completa 70 anos bem vividos.

*José Romero Araújo Cardoso. Professor-adjunto IV do DGE do campus central da UERN.
Everaldo Bernardino de Souza Everaldo Bernardino de Souza Reviewed by Clemildo Brunet on 7/06/2015 08:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion