banner

13 - A arte de seduzir inocentes úteis

João Costa
João Costa*

Para sua consideração – Na guerra ou nas amizades o inocente é de mis valia. Rumores de Brasília indicam que foi Bolsonaro quem sugeriu e seus seguidores aceitarem a data de 13 de dezembro – próximo domingo – para ser, digamos assim, a voz rouca das ruas a favor da violação do estado de direito e democrático. Não para desgastar o PT, que leva este número na legenda, mas para reverenciar o ditador Costa e Silva, que assinou o Ato Institucional  Número 5, em 13 de dezembro de 1968 e
que sacramentou uma ditadura.
Assim, as manifestações vão trazer de volta as vivandeiras de quartel. Recapitular e enaltecer o que significou o AI-5 e suas consequências torna-se inútil, alguns livros de História estão mofando por aí. Mas vale contextualizar, uma vez que o Minotauro deu partida no labirinto, e por onde ele vai sair não sabemos. Vale repetir: há três maneiras de se resolver uma crise política. Da maneira certa, do modo errado, e à maneira do Exército.
Invocando a proteção de Deus e a espada, a Ordem do Dia do Chefe do Estado-Maior do Exército, general de Exército, Sergio Westphalen Etchegoven  em mensagem de fim de ano à tropa, lida esta semana, é clara.
“Esta espada, senhores generais, tem estado vigilante, sempre ao lado do nosso povo, na defesa da democracia e das instituições, oferecendo-lhes proteção contra aventuras, aventureiros ou radicalizações descabidas que tentem conduzir-nos a rupturas sociais pela manipulação que transforma divergências em ódio.
Este é o valor do símbolo que lhes será confiado e o peso da responsabilidade que a guarda de seu legado lhes impõe, garantir a soberania da Nação, defender os interesses do povo a que servimos e cooperar para a estabilidade indispensável à prosperidade que nos levará ao inevitável destino de grandeza que nos aguarda”.
A nota exalta a trajetória do nosso exército ao longo da história para, ao final, ressaltar o compromisso do Exército com a “estabilidade indispensável” em 2016, ano em que o Minotauro vai aparecer.
O Exército, acredito, esta longe da histeria exalada pelas vivandeiras lambe botas. Na nota, o comandante do Exército lembra o compromisso da força com a soberania nacional, que nunca esteve ameaçada em 1964, mas que hoje no quadro da geopolítica na guerra do petróleo está.  Os golpistas por não aceitarem o resultado das urnas, apenas aproveitam o senso de oportunidade diante de um governo fraco, minado por sabotadores de todos os matizes, do ministro da Justiça à vice-presidência, cercado por um Congresso de notórios corruptos, pusilânimes e aventureiros, de Bíblia na mão, ou não.
Virou moda execrar a vida de parentes do Luiz Inácio, por exemplo. Na guerra, você ataca primeiro os símbolos, desqualifica o adversário, demoniza tudo ao seu redor e ofende até quem está no ventre da mãe. Escrevo isto porque esta semana, no cafezinho
do Tambiá Shopping, em conversa com um destacado professor da UFPB ele estabeleceu o seguinte diálogo.
- E o deputado Manoel Junior, hein? Perguntou.
- Esta na tropa de choque como fiel escudeiro do Cunha, o gangster carioca, respondi.
- Conheço pouco o deputado, mas conheci um tio dele, Renato, no Estádio Nacional de Santiago do Chile, transformado num campo de concentração e de extermínio pelo militares sob o comando de Pinochet. Renato, enfatizou o professor, demonstrou muita dignidade.
- Ficou firme quando o chefe dos torturadores brasileiros, o delegado Sérgio Paranhos Fleury, apareceu por lá para repatriar e assassinar brasileiros exilados pela ditadura daqui, relembrou.
Antes de sair, ainda deixou esta pérola.
- Vital do Rego, o velho, também não se curvou diante do recrudescimento da ditadura no plenário da Câmara na noite de 13 de dezembro, fez questão de relembrar.
- E seus filhos, hoje, como agem? Deixou a pergunta.

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
13 - A arte de seduzir inocentes úteis 13 - A arte de seduzir inocentes úteis Reviewed by Clemildo Brunet on 12/12/2015 08:10:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion