banner

Não é apenas por Lula – é pelo Brasil e por uma Justiça que julgue com provas e sem ilações

João Costa
João Costa*

Voltei a trabalhar no Sistema Correio de Comunicação e, como boa consequência, a conviver com velhos companheiros de jornalismo, entre eles Adelson Barbosa e, por empréstimo dele, lendo uma coletânea de textos apócrifos da Bíblia) – especialmente os Evangelhos não inclusos no cânone do atual cristianismo; confesso impressionado com o Evangelho de Felipe – para refrescar a cabeça em um momento tão crítico como o atual da nossa história; vésperas do julgamento de um recurso do Lula à uma condenação baseada em ilações e sem nenhuma prova.
Em meio à leituras de portais, fontes de “notícias falsas”, outros engajados; muitos empresariais e também propagadores de “notícias falsas” ou mentira em estado puro; poucas verdades, centenas de meia-verdades,  intercalo com leituras do texto do Evangelho Segundo Felipe, que faz parte da biblioteca Nag Hámmadi. De repente, uma frase de Felipe sobre o papel de Jesus, de quem era apóstolo.
- “Há quem se mantém oculto graças aos que estão manifestados”.
Malgrada comparação, quem se mantém oculto nesse dito julgamento do Lula? Os manifestados são muitos; os reverberadores ultrapassam os milhares.
O elemento oculto, nem tão oculto assim, agora sabemos tratar-se do Departamento de Estado dos EUA (treinou juízes e procuradores), que quer transformar Lula na “jóia da coroa” capturada da América Latina. Só os néscios absolutos acreditam na Lava Jato como purificador dos costumes políticos e como instrumento de combate à corrupção.
Manifestados estão seus tentáculos; a mídia que sempre odiou Lula, a classe média que se acha elite, embora classe social receptora e propagadora do rastrilho de ódio que já incendeia o País, agentes de estado; o Judiciário como um todo – ou quase todo.
Tenho que devolver os textos bíblicos apócrifos a Adelson depois do Carnaval, por isso essa leitura tensionada.
O Evangelho de Filipe é um evangelho de ditos, ou seja, uma coleção de sentenças encerrando grande sabedoria, atribuídas a Jesus. A atribuição do texto a Filipe é conjunturalmente moderna; Tal como se pressupõe moderna a Justiça – depositária de coletânea de teorias e escritos que no conjunto favorece à condenação, ainda que na ausência de provas; que condena com base no “domínio do fato”, ilações formuladas por procuradores que não escondem suas “convicções”.
O País vive um momento político em que a Justiça mantém pessoas presas até arrancar-lhes a confissão; pronta para obter delações desejadas contra aquele  eleito inimigo; conduções coercitivas e exposição de acusados acorrentados pelos pés, cinturas e mãos, em demonstração de força e intimidação sob suposta cruzada anti-corrupção.
Tal como o Tribunal do Santo Ofício não se trata do “caso Lula”, mas do “caso Moro”.
Este é o espetáculo que assistimos. Não se trata do “caso Lula”, mas do “caso Moro”, pois se a Justiça Federal do Rio Grande do Sul vai julgar apenas um recurso de uma condenação estranha, também arrasta o Judiciário para o banco dos réus. Tal como no Tribunal do Santo Ofício no século XII para a Europa e o resto do mundo, este julgamento será um marco divisor da justiça brasileira.
Alguns juristas apontam que depois de “bagunçarem” o Direito Penal”, os julgadores de Lula estão determinados a “bagunçar” o Direito Civil. Confirmada a condenação em segunda instância, quantos promotores e juízes espalhados pelo Brasil se sentirão motivados a processos e condenações com base no “domínio do fato” e condenações sem provas?
Primeiro os políticos adversários; depois qualquer cidadão – é só esperar, pois as condicionantes para que aconteça são colossais e com aval da Nação, que já foi decididamente derrotada.

*João Costa é Radialista, Jornalista e Diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Não é apenas por Lula – é pelo Brasil e por uma Justiça que julgue com provas e sem ilações Não é apenas por Lula – é pelo Brasil e por uma Justiça que julgue com provas e sem ilações Reviewed by Clemildo Brunet on 1/22/2018 07:26:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion