banner

Sobre os Gonzaga!

Gilson Souto Maior

Por Gilson Souto Maior*

Não é sobre “Os Gonzagas”, conjunto de música, que desejo falar! É sobre dois amigos da família ‘Gonzaga Luna”: Maciel Gonzaga e Massilon, dois dos três filhos de José Firmino de Luna e Roza Gonzaga de Luna Gonzaga, casal muito querido e por demais conhecido na cidade de Pombal. Marcelina, foi a única filha. Lá eles nasceram. E nasceram numa terra que revelou grandes radialistas, como Clemildo Brunet, João Costa, José Vieira Neto, Zeilton Trajano, Evilásio Junqueira, entre outros.
Maciel, que deu os primeiros passos na comunicação, em sua terra, brilhou no jornalismo campinense, com passagens pelas rádios Caturité, Borborema e Jornal da Paraíba, destacando-se como um bom redator e, ainda no microfone, em algumas oportunidades, como repórter de campo, na época em que militou na Rádio Caturité, juntamente comigo. Um profissional sério, compenetrado, que serviu de exemplo para muitos que, com ele atuaram.
Depois, seguiu outra carreira. Partiu para o campo de atuação. Bacharelou-se em Direito e buscou novos ares. É advogado criminalista, dos mais renomados. Foi morar em Natal, onde reside há mais de 20 anos. As boas amizades conquistadas, o levaram a ocupar, como convidado, cargos importantes na área do direito em diversas administrações municipais do Rio Grande do Norte, entre as quais na cidade Parnamirim. Conquistou tantas amizades, que a Câmara Municipal de Parnamirim, cidade com cerca de 200 mil habitantes, situada na Região Metropolitana de Natal-RN, concedeu-lhe o título de “Cidadão Parnamirinense.” É Casado com Euclimar Nobre Thomaz, e pai de dois filhos.
Maciel Gonzaga, que se destacou no jornalismo campinense, tem sido uma presença das mais positivas no campo do saber jurídico do Rio Grande do Norte, especialmente na cidade de Parnamirim onde reside e trabalha. Um cidadão pombalense, que atuou no jornalismo de Campina Grande, que não poderia deixar de ser lembrado, não apenas pela nossa amizade, mas pelo valor que representa para todos nós, os seus amigos da cidade serrana e da Paraíba.
Massilon é outro Gonzaga, que também marcou a nossa vida, quando atuamos em Campina Grande. Lembro dele, desde os primeiros momentos, quando chegou de Pombal, para residir na cidade. Ele e Maciel, foram morar pertinho de mim, no bairro do Catolé. Eu, bem jovem, mas já com as primeiras oportunidades se descortinando, os vi também jovens, buscando as oportunidades da vida. Sobre um já falei!
A primeira oportunidade de Massilon, em Campina Grande, foi na Caturité, na Rua João Pessoa, novo prédio da emissora nos anos 70. Na recepção, ele foi responsável, pela primeira comunicação de quem procurava a emissora da Diocese. Encaminhava as pessoas, organizava o recebimento das correspondências. Era uma espécie de relações públicas da estação, recebendo e encaminhando os visitantes. Foi trazido pelo irmão Maciel, que já integrava a equipe de redatores e, às vezes, se destacava como um bom operador de áudio.
A voz de Massilon chamou a nossa atenção. Voz grave e bem colocada, não demorou para ser aproveitada. A Caturité, em Campina Grande, foi o seu primeiro microfone.
Com o tempo passando, o seu valor foi reconhecido. Foi responsável pela criação de várias rádios comunitárias, em diversas cidades, como delegado que foi da Associação Paraibana de Radiodifusão Comunitária. Podemos destacar: Lagoa Seca (1); Esperança (1); Queimadas (1); Serra Redonda (1); Massaranduba (1); Boqueirão (1); Gurjão (1); Campina Grande (3) e, até uma fora da Paraíba, mais precisamente, em Santa Cruz do Capibaribe (1).
Massilon Gonzaga de Luna – seu nome por completo - faz parte da bonita história da radiodifusão paraibana. Esse hoje professor do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, tem muita história para contar. Na verdade, o espaço aqui é pouco!
Começou, meninão, na Lord Amplificador de Pombal (sua terra)! Foi até locutor de porta de loja, mais exatamente, as Lojas Paulista e Casa Bandeira, na ‘TERRA DE MARINGÁ’! E tem mais, fez de tudo em muitas emissoras aqui, em Brasília e no extremo Norte do Brasil.
Foi repórter Esportivo; repórter policial e narrador esportivo e noticiarista nas rádios Caturité, Borborema, Sociedade e Comunitária Ariús FM e correspondente das rádios Nacional de Brasília e Tropical de Manaus.
Esse amigo, que ainda se destacou como mestre de cerimônias da prefeitura municipal de Campina Grande, em várias administrações, é, acreditem, um músico de valor, um sanfoneiro dos bons, além de ótimo compositor e cantor da música regional nordestina. Esse gosto pela música vem dos tempos de criança, quando morava em Pombal, segundo nos confidenciou o irmão Maciel Gonzaga.
Esta a nossa homenagem aos GONZAGA, os GONZAGA DE LUNA de Pombal, amigos que eu tive o prazer de vê-los crescer no dia a dia do jornalismo, na minha Campina Grande! Amigos que eu faço questão de afirmar, parodiando o grande compositor e poeta mineiro, Milton Nascimento - OS GUARDO NO LADO ESQUERDO DO PEITO, NO LADO DO CORAÇÃO!
FOTOS: 1) MACIEL GONZAGA, HOJE ADVOGADO CRIMINALISTA, RESIDE NO RIO GRANDE DO NORTE - 2) O JOVEM MASSILON GONZAGA, COM A
FILHA MARTHA (hoje advogada em Campina Grande) - 3) MASSILON GONZAGA, HOJE, ALÉM DE JORNALISTA/PROFESSOR, TAMBÉM UM CANTOR/SANFONEIRO E COMPOSITOR DA MÚSICA REGIONAL NORDESTINA.
*Gilson Souto Maior Comunicação Social - Jornalismo
Sobre os Gonzaga! Sobre os Gonzaga! Reviewed by Clemildo Brunet on 4/15/2018 07:19:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion