banner

PARAIBANO É AGRACIADO COM O TÍTULO CIDADÃO LUDOVICENSE NO MARANHÃO



Na última sexta feira 31/05/2019 em Sessão solene realizada às 10 horas da manhã na Câmara Municipal de São Luís – MA, o cidadão paraibano Elí dos Santos Medeiros foi agraciado com a comenda cidadão Ludovicense, pelos relevantes serviços que Ele prestou e vem prestando àquela cidade maranhense.

O evento foi marcado com a presença dos vereadores da cidade, do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Braga Júnior e esposa Camila Braga, seu pai deputado Edivaldo Holanda Braga, da esposa do agraciado, Rose Mary Ramalho Brunet Medeiros, familiares e amigos do novo cidadão Ludovicense, inclusive o irmão, Rev. Elias Medeiros Pastor Presbiteriano, que mora nos Estados Unidos da América.

NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE AGRADECIMENTO DE ELÍ DOS SANTOS MEDEIROS, PRESBÍTERO DA IGREJA PRESBITERIANA RENASCENÇA EM SÃO LUÍS.

Agradeço, antes de tudo, a Deus por aqui me haver colocado. Deus tem Sua criação sob rigoroso controle, NADA fugindo à Sua providência. Deus é o Deus da história, mas é o Deus da geografia, também. O que hoje recebo como certificado da adoção como filho desta bela e amada cidade é a materialização da vontade de Deus em aqui me colocar no tempo de minha peregrinação.

O Salmo 139 nos ensina que Deus tem o total controle de toda Sua criação e de nossas vidas em particular. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua e já a conheces toda. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância informe e no teu livro todos os meus dias já estavam escritos e determinados.

Em segundo lugar, agradeço a minha amada esposa Rose Mary Ramalho Brunet Medeiros. A ela dedico esta honrosa homenagem e o faço pelo dever de justiça. Minha vida em São Luís confunde-se com o tempo que temos, eu e Rose, de casados. Nossa união foi forjada na vida nesta cidade. Nossos filhos aqui nasceram e fez ela questão de os ter aqui nesta amada ilha. Sua irmã, médica, vinha assisti-la aqui durante os partos, pois era seu desejo tê-los como cidadãos da cidade para onde Deus nos fez constituir um lar.
Gloria Sá Rodrigues - Com amigo e irmão em Cristo Eli Medeiros após recebimento do título de Cidadão Ludovicense, na Câmara Municipal de São Luis.

Aqui aprendemos a viver a vida a dois, enfrentando a sós as dificuldades normais da vida de um casal e celebrando as vitórias e conquistas do dia a dia na consolidação de um relacionamento abençoado. Nossa história se deu nesta cidade e a ela estará para sempre associada. Agradeço, também, de maneira especial a  Vossa Excelência, meu querido Vereador Pavão Filho, instrumento de Deus para oficializar a adoção por ELE planejada. À Câmara Municipal de São Luís, minha gratidão pelo atendimento unânime à indicação do Vereador Pavão Filho.

Jamais imaginei eu viver em São Luís, mas Deus, em Seus planos, me havia localizado nesta cidade. Lembro-me como se fosse hoje, quando aqui cheguei no dia 06 de agosto de 1976. São passados já quase 43 anos! Após sair de minha terra natal, João Pessoa, para estudar na PUC, no Rio de Janeiro, passei 03 anos morando, como estudante, em pensionados na zona sul do Rio. Pensava eu voltar para João Pessoa, onde meus planos me levavam de volta para onde meus pais e familiares moravam e ainda moram quase todos.

Aqui, hoje, tenho a alegria de ver meu pai (quase 90 anos), 2 das minhas irmãs, com respectivos maridos, e meu irmão que mora nos Estados Unidos, há bastante tempo. Deus, porém, reservava-me outro destino.

Vim para o Maranhão, trabalhar nos Correios e Telégrafos, onde fiz muitos amigos e colegas de trabalho. Dr. Bernardo Martins Caldas, aqui presente, acompanhou minha chegada na ECT. Tentei continuar meu curso de Engenharia Civil, porém percebi que iria levar muito tempo para terminar, daí resolvi estudar direito. Fui aprovado no vestibular, concluindo meu curso de Direito numa turma muito especial, na UFMA, a turma de 1982, que produziu, além de renomados advogados, Desembargadores, Juízes, Promotores, Delegados, notáveis profissionais e homens públicos que hoje servem com honradez nosso Estado, tanto na esfera administrativa, quanto política.

Alguns dos meus colegas da UFMA, aqui estão nesta manhã. Minha trajetória em São Luís me fez exercer algumas funções públicas, cujas passagens tenho o privilégio de registrar: Aprovado em Concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, fui nomeado em 1985, lá permanecendo até minha aposentadoria em 2010. Mesmo vinculado ao Ministério do Trabalho, por requisição do Governo do Estado do Maranhão, fui Diretor Operacional do Departamento Estadual de Transito do Maranhão; Superintendente da Delegacia Estadual da SUNAB – Superintendência Nacional de Abastecimento, além de haver atuado como Assessor Especial da Prefeitura Municipal de São Luís, durante a Administração da Prefeita Conceição Andrade, ao lado do hoje Deputado Edivaldo Holanda Braga, pai do Prefeito desta cidade, Dr. Edivaldo de Holanda Braga Júnior, aqui presentes, motivo de honra e gratidão.

Na SUNAB criei a famosa “feira livre” que permitia o produtor rural da ilha a vender diretamente ao consumidor seus produtos, reduzindo os preços de alimentos na cidade. Entretanto, apesar de alguns trabalhos realizados nesta cidade, Deus aqui me colocou para um propósito DELE. Além de servi-Lo nesta terra, na Igreja Presbiteriana do Renascença, aqui constituí minha família, maior patrimônio que tenho como bênção misericordiosa do meu Deus. Hoje são 2 filhos, um genro, Ademir, uma nora, Karol, e 5 netos. Meus filhos, aqui nascidos, constituíram uma empresa genuinamente maranhense, a LOGOS, hoje atuando em 08 Estados brasileiros. Porém, conseguiram eles um feito inédito: ser a primeira empresa maranhense a ter seus proprietários recebidos na HARVARD, emblemática Universidade Americana, para um curso de 2 anos de duração, na Harvard Business School.  Ali, na companhia de renomados empresários do mundo todo, cursarão o OPM (Owner/President Management). Registro este fato com a satisfação de vislumbrar nisto uma contribuição importante para a cidade de São Luís e para o Estado do Maranhão.

Como forma de retribuição ao que recebemos, como família, desta cidade, teremos em pouco tempo, se Deus assim permitir, a realização de um outro empreendimento: a implantação de uma escola confessional cujo projeto educacional contribuirá para a formação de gerações de maranhenses educados com os valores e princípios bíblicos que cremos e confessamos. Esperamos em Deus poder retribuir à cidade que nos acolheu o amor, o carinho aqui recebido, agradecido pela adoção hoje consagrada.

O poeta Bandeira Tribuzi, fazendo sua louvação a São Luís, diz em sua bela poesia que, em relação à cidade, queria 3 coisas: aprender, ouvir e ler. Aprender sua poesia, sol e maresia, lendas e mistérios, luar das serestas e o azul de seus dias; Ouvir tambores do Congo, gemendo e cantando dores e saudades, evocando os martírios, lágrimas e açoites que floriram claros sóis da liberdade; Ler nas suas ruas, fontes, cantarias, torres e mirantes, igrejas, sobrados e nas lentas ladeiras que sobem angústias, sonhos do futuro e glórias do passado. Gostaria de expressar esses mesmos desejos do poeta, repetindo sua louvação.



Obrigado, São Luís!


ELÍ MEDEIROS:

Lyceu Paraibano
Turma de 1972 · João Pessoa

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Turma de 1976 · Administraçao Postal · Rio de Janeiro

 Universidade Federal do Maranhão
Turma de 1982 · Direito · São Luís

Pace University School of Law
Turma de 2000 · White Plains (Nova Iorque)





PARAIBANO É AGRACIADO COM O TÍTULO CIDADÃO LUDOVICENSE NO MARANHÃO PARAIBANO É AGRACIADO COM O TÍTULO CIDADÃO LUDOVICENSE NO MARANHÃO Reviewed by Clemildo Brunet on 6/04/2019 09:41:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion