banner

A FESTA DO ROSÁRIO EM TEMPO DE PANDEMIA

 


Prof. Francisco Vieira*

 

Pombal, cidade mais que centenária, detém rico acervo histórico, cultural e religioso, manifestação que se revela na devoção a Nossa Senhora do Rosário.

 

Tudo começou em 1.721, com a construção da segunda igreja do município, erigida a Senhora do Bom Sucesso, tempos depois dedicada à Nossa Senhora do Rosário e consubstanciada em julho de 1.895, com a criação da Irmandade do Rosário. Em outubro do mesmo ano, realizou-se a Primeira Festa do Rosário de Pombal, numa solenidade simples, limitada a missa, procissão, exposição do Santo Rosário e participação dos grupos folclóricos, Pontões e Congos, exceto Reisado, somente em 1.959, incorporado as festividades.

 

Portanto, os fatos evidenciam a herança devocional e justificam ser a Festa do Rosário de Pombal a mais famosa, maior e mais antiga manifestação sócio, religiosa e cultural do sertão, quiçá de todo o estado.

 

Todavia, no ano em que a Procissão do Rosário de Pombal é tombada como patrimônio imaterial da Paraíba, pasmem, o cortejo não saiu às ruas. O fato é no mínimo inusitado, para não dizer bizarro

 

A pandemia do Corona Vírus, doença oriunda da China e dispersa pelo mundo, extrapolou os limites da normalidade causando grandes prejuízos a humanidade com seus efeitos danosos. Além de milhares de mortes - o que é pior - provocou mudanças radicais na vida das pessoas e das cidades, tais como: ações de saúde, isolamento social, distanciamento entre pessoas, medidas econômicas, desemprego, etc. Portanto, medidas preventivas necessárias, porém consequentes.    

 

Em decorrência da Covid 19, a secular Festa do Rosário de Pombal, literalmente não aconteceu, salvo, as celebrações litúrgicas, com reduzido número de devotos em cumprimento as recomendações da OMS. Assim, depois de 125 anos o evento sofreu significativas mudanças em toda programação sócio- religiosa, inibindo os fiéis de manifestarem sua crença na Santa do Rosário. Além de inédito, o fato é estranho aos antigos costumes.

 

Oh! Quão espantoso e sombrio ver as ruas desertas em torno da igreja. O espaço vazio e o silêncio imprimem estranheza que se mistura a saudade doída do passado. Contudo, impossível ficar alheio e não relembrar as festas de outrora. Seria no mínimo uma insensatez, não ressoar aos ouvidos o som dos Parques Maia, Campinense e Santa Luzia. Assim, é também, como saudosista, recordar a roda gigante que não girou, sentir o cheiro do cachorro-quente e o degustar saboroso da maçã do amor. É ainda, sem os parques, não poder aperfeiçoar a pontaria no tiro ao alvo ou tentar a sorte nos jogos de azar. Enfim, lamentar pela criançada, na sacrossanta ingenuidade, não satisfazer o insaciável desejo de brincar no carrossel que lá não estava.

 

Que nossa festa maior volte em breve, resgatando velhos costumes e tradições, a partir dos grupos folclóricos, influências afro culturais muito evidentes em nosso país e inseridas nas festividades. Que a força da fé e o amor telúrico, tragam consigo tudo o que outrora fez da Festa do Rosário a maior manifestação religiosa da Paraíba. Que venham de lugares diversos e distâncias quilométricas os amigos e conterrâneos ausentes, para o abraço fraterno do reencontro e cumprimento das promessas pelas graças alcançadas.

 

Pombal, cidade famosa por guardar belo cabedal histórico, com destaque para a Festa do Rosário e a Lenda de Maringá, temas que além dos olhares dos pombalenses, conquistaram a simpatia de amigos e visitantes.

 

Que no próximo ano a nossa festa ressurja com todo seu esplendor, ratificando o testemunho de fé e devoção cristãs, sentimentos que jamais se abalarão, nem mesmo em tempo de pandemia.

 

Salve a Festa do Rosário de Pombal.

 

Pombal, 04 de novembro de 2.020.

 


*Professor e Escritor

A FESTA DO ROSÁRIO EM TEMPO DE PANDEMIA A FESTA DO ROSÁRIO EM TEMPO DE PANDEMIA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/05/2020 08:23:00 AM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Parabéns pela matéria publicada sobre nossa terra pombal,vai voltar ao normal com fé em Deus abraços do Geraldinho rio RJ.

Recent Posts

Fashion