banner

POMBAL: O 18° IDH do Estado

ignácio Tavares
Ignácio Tavares*

Fale da sua aldeia e estará falando para o mundo (Dostoievski)

Os cientistas sociais, em particular os economista, há muito tempo estão a construir índices cuja finalidade é aferir o grau de desenvolvimento econômico e social de países, estados, regiões e municípios.

A renda per capita, ainda hoje, continua ser um importante indicador com o qual se mede a evolução das economias em qualquer estágio de crescimento. É tanto que até hoje se convenciona que os países de renda per capita elevada são considerados os mais desenvolvidos do planeta. É provável,
mas, nem sempre as coisas funcionam assim. Há contradições.

Em meio as contradições sobre a questão renda per capita, o meio acadêmico faz severas restrições quanto ao uso do referido índice para medir o grau de desenvolvimento econômico e social sob a alegação de que o mesmo não passa de uma simples relação entre o valor do produto interno bruto e população, que implicitamente esconde problemas de distribuição de renda com graves consequências sociais.

Desse modo, para dirimir dúvidas, cientistas sociais conhecedores de instrumentos quantitativos aprofundaram os estudos e constataram que a renda per capita por si só não era capaz de medir o desenvolvimento na sua plenitude. Isto é, não expõe a magnitude dos benefícios humanos conquistados ao longo do tempo, nem tampouco os níveis de bem estar das diversas camadas sociais.

Assim sendo, para corrigir essa deficiência outros índices foram construídos com destaque para o IDH ou índice de desenvolvimento humano, entre outros assemelhados. Com efeito, com os índices atuais hoje é possível aferir o grau de desenvolvimento econômico e humano, com pequena margem de erro.

É isso mesmo, entre os vários índices, o IDH é bastante usado em pesquisas na área do desenvolvimento humano, uma vez que envolve três indicadores básicos, quais sejam:  educação (alfabetização, taxa de matricula, etc.), longevidade, qual seja expectativa de vida ao nascer, bem como o PIB per capita.

A média desses três elementos, strictu sensu, define o grau de desenvolvimento humano em determinado ano, levando-se em consideração certo período de tempo, no qual é possível observar a expansão da economia e suas consequências sociais.
É claro que pouco importa o nível de desenvolvimento do país, estado, ou município a ser estudado, pois a metodologia aplica-se a qualquer cenário de desenvolvimento econômico e humano.

O IDH tem um campo de variação entre 0 a 1, o que quer dizer que, quanto mais próximo de 0 menor será o índice de desenvolvimento humano. Por outro lado, quanto mais próximo de 1, maior será o nível de bem estar humano.

No intervalo de 0 a 1 é possível classificar diferentes graus de desenvolvimento, quais sejam:
De 0,001 até 0,499 – o índice é baixo
De 0,500 até 0,799 – o índice é médio
De 0,800 pra cima -  o índice é alto.

Pois é, nem sempre um índice médio ou mesmo alto em alguns casos, significa dizer que o País, estado, município ou região seja economicamente desenvolvido. Há vários exemplos que evidenciam fatos dessa natureza.

Um País pode possuir uma renda per capita baixa, mas, pode ter excelentes serviços de educação e saúde, por conseguinte boa expectativa de vida ao nascer. Nesse caso há uma tendência para que o IDH seja médio, ou até mesmo alto.

É o caso de Cuba cujo IDH é 0,78 enquanto o Brasil, considerado a sexta economia industrial do mundo, apresenta um IDH de 0,73, ocupando o 85° lugar em escala mundial, porquanto Cuba, um país pobre de baixa densidade industrial, ocupa o 59° lugar.

Para ilustrar o que estou a falar, aqui bem próximo ao Brasil, a Argentina ocupa o 45° lugar, na escala mundial, mas, da mesma forma é dotada de uma base econômica incomparável a brasileira. Essa posição da Argentina, fundamenta-se na existência de uma boa expectativa de vida, acima da nossa, bem como serviços de educação e saúde de excelente qualidade.

Diante do exposto deduz-se que o crescimento da economia por si só não é capaz de promover desenvolvimento social/humano nos padrões desejados. Desse modo fica claro e evidente que as melhorias de bem estar social dependem de outras variaveis além da expansão da economia.

Assim dá para entender que o IDH é um índice de desenvolvimento humano e não de desenvolvimento econômico. Mas não deixa de ser um importante indicador, pois, exibe de forma clara que, para melhorar as condições de vida de um país, estado e município é preciso que se faça crescer simultaneamente todos os elementos que respondem pela formação do IDH, em determinado período de tempo. Bem digo, somente assim será possível promover o bem estar social no sentido amplo, justo, sobretudo prazeroso.

O que acabo de explicar tem a finalidade de tornar mais claro o que vou expor doravante. Tudo bem. O PNUD publicou recentemente o   Atlas do Desenvolvimento Humano no qual consta o IDH do estado e municípios cujos valores estão em ordem decrescente segundo o grau de desenvolvimento humano dos 223 municípios do estado.

Eis aqui apenas alguns índices de municípios próximos a Pombal e outros mais distantes porem de bases econômicas diferenciadas de acordo com a dimensão do PIB de cada município.
Mais próximos:
Municípios      IDH          Ranking       Economia
Catolé            0,640                  16°          Regular
Pombal         0,634                  18°          Regular
Sousa            0,668                  15°          Forte
Malta            0,642                 12°          Fraca

Mais distantes:
Municípios    IDH           Ranking     Economia
Várzea         0,707                   4°            Fraca
Coxixola      0,641                   11°          Fraca

Os municípios acima estão entre os vinte maiores índices de desenvolvimento humano do estado. Pombal é o 18° IDH (0,634) portanto com esse índice, o nosso município em termos de desenvolvimento humano, posiciona-se abaixo do de Sousa(0,668), de Catolé(0,640) do Rocha, bem como de Malta(0,642)

A desvantagem de Pombal com relação a Sousa deve-se em grande parte a pouca representatividade da nossa economia na formação do índice de IDH. A renda per capita do município de Sousa está além de Pombal, dada a força da sua base industrial, por conseguinte da sua economia.

Com relação a Catolé, os índices estão próximos, com forte tendência de avanços no seu IDH nos próximos anos, porque a economia desse município apresenta auspiciosos sinais de expansão em contraposição as expectativas de crescimento da economia de Pombal.

Malta posiciona-se no 12° lugar o que mostra que um município pequeno de economia fraca pode ser capaz de proporcionar a sua população um índice de desenvolvimento humano bem acima de outros municípios de economia mais robusta.

O mesmo pode ter acontecido com os municípios de Várzea e Coxixola. Reafirmo que essas conquistas estão a depender da execução de políticas públicas compatíveis com os anseios da população.

Diante dos números expostos neste texto, com relação a Pombal, pode-se dizer: menos mal, porque o nosso município em termos de desenvolvimento humano está medianamente bem. É claro que estar entre os vinte municípios de maiores IDH no estado já é um grande feito. Podia ser melhor se houvesse um olhar, por parte do poder público, menos contemplativo e mais efetivo, em termos de políticas públicas na busca de melhorar os números da economia da sofrida terrinha.

Há poucos dias falei que o município de São Bento está prestes a tomar de Pombal a quarta posição de economia mais importante do sertão paraibano. Desconfio que essa mudança no ranking da economia sertaneja já tenha acontecido, falta-me apenas verificar.  

É verdade que estamos ganhando no item desenvolvimento humano, mas estamos a perder no quesito economia. Seria melhor que ganhássemos nos dois, não é? Aí sim estaríamos entre os dez municípios mais importantes do estado em termos de IDH, e desenvolvimento econômico.

Obs. Esses dados foram extraídos do Atlas do Desenvolvimento Econômico e Humano, publicado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Econômico e Humano) dados do Censo de 2.010, ano base 2.000.

João Pessoa, 08 de Setembro de 2013

*Economista e Escritor pombalense
POMBAL: O 18° IDH do Estado POMBAL: O 18° IDH do Estado Reviewed by Clemildo Brunet on 9/09/2013 09:41:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion