banner

A DITADURA MILITAR E OS ESTUDANTES DE POMBAL NA COPA DE 1970

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

             Em Pombal, o resultado do vestibular era esperado com a mesma ansiedade de uma final de Copa do Mundo. Os pais recebiam os louros da luta travada contra tudo e contra todos para “formar” um descendente, e festejavam a alegria de ter um filho estudando na capital, que voltaria a cidade com um “canudo” nas mãos. E eram muitos os filhos de Pombal que deixavam a velha urbe para buscar um “canudo” na Capital.
            Quando chegava o final do ano, a cidade ganhava novos ares. Eram os jovens “acadêmicos” que

estudavam em João Pessoa e Campina Grande, que retornavam para as férias de dezembro, trazendo todo tipo de modismo, como: toca disco portátil, gravadores de fita cassete, último Lp de Vandré, calça boca de sino, entre outras novidades, que só víamos antes na TV Tupi, isto para os poucos privilegiados que contavam com o luxo da televisão em suas salas de estar.
            Traziam eles também recorte do Pasquim e “tiras” do Henfil, entre outras publicações “subversivas” que passavam de mão em mão, e eram lidas até o total desgaste das páginas
            Os encontros dos jovens eram sempre nas duas praças centrais, onde ouvíamos relatos dos fatos acorridos na Capital. Para nós que ainda batalhávamos nas salas de aulas do Grupo Escolar João da Mata, ouvir aquelas façanhas era como viajar para lugares distantes, sonhando sonhos alheios, mas, tínhamos a certeza que em breve seríamos também protagonistas daquelas histórias.
            Organizavam-se campeonatos de futebol na quadra do Diocesano, gincanas na rua central e bailes. Fossem eles na AEUP ou no jovem Club, era sempre uma atração.
            Tínhamos ainda os encontros nas areias do Rio Piancó ou simplesmente as prosas sem fim nas sombras frescas das algarobas, que iam até o noitecer, com o encontro final defronte ao Cine Lux, onde assistiam-se as chanchadas patrocinadas pela Embrafilme.
            Vez por outra um cabeludo trajando calça boca de sino e camisa colorida, fechada com um nó acima do umbigo, ou confeccionada com saco de açúcar, deixando a vista o inscrição “Made In Brazil”, cruzava a rua com um monte de LPs debaixo dos baraços, entrava em uma residência, onde outros já se encontravam, para ouvir Chico Buarque, Clube da Esquina e, em longos debates “Voando sobre o mundo nas asas da Pan Air” ou sonhar “com a volta. do irmão do Henfil e com tanta gente que partiu” discutir as guerrilhas do Araguaia, o Projeto Rondon (trocando a liberdade dos índios por espelhos e apitos), Guerra Fria, Cuba, Guevara e outros assuntos da moda, enquanto que na Rádio Auto Piranhas de Cajazeiras o ufanismo de Don e Ravel e a preparação da seleção para a Copa do Mundo era o que se ouvia.
            Nas páginas das revistas “Manchete” e “Cruzeiro” o assunto era: Angras I, a Rodovia Transamazônicas, Ponte Rio Niterói, Projeto Itaipu, entre outros.
            Os Jovens temiam a ditadura e odiavam Delfim Neto com seu bolo indivisível, tanto quanto aquele adesivo “Brasil ame-o ou Deixe-o”.
            Certa vez um estudante trouxe João Pessoa uns cinco Lps de Geraldo Vandré, e se juntaram para ouvi-los em uma Vitrola portátil, ali no Bar Centenário. Não custou a notícia chegar aos ouvidos do delegado que, truculento que era, desligou a radiola obrigando-os a confessar a quem pertencia tais Lps do “cantor subversivo”. Em seguida ordenou que todos esvaziassem o bolso. Segundo aquela autoridade, “quem ouvia tal tipo de música também costumava conduzir em seus bolsos cigarros de maconha”.
            Para decepção da autoridade policial, nada foi encontrado, não que alguns mais afoitos não as trouxesse em suas bagagens, mas porque era sabido que o lugar de consumi-la era, na “beira” do Rio Piancó ou no Cruzeiro que fica defronte a caixa d água da Cagepa e que, a época, era um local isolado.

*Escritor e Pesquisador da história de Pombal
A DITADURA MILITAR E OS ESTUDANTES DE POMBAL NA COPA DE 1970 A DITADURA MILITAR E OS ESTUDANTES DE POMBAL NA COPA DE 1970 Reviewed by Clemildo Brunet on 5/23/2014 10:36:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion