banner

O retorno da elite ao poder

José Gonçalves do Nascimento
Por José Gonçalves do Nascimento*

Ingênuo seria, a esta altura, achar que o Aécio seria mantido fora do senado, ou que seria cassado, ou até mesmo preso. Ingênuo é, igualmente, pensar que o Temer será punido por corrupção e que perderá o mandato por votação na câmara e no supremo.
Há que se avaliar a conjuntura no seu todo. Ocorre que após mais de uma década de governos populares, a elite conservadora, finalmente, retoma o poder, e, com este, seu projeto neoliberal.
Aqui nos deparamos com duas visões antagônicas de estado: o estado de bem-estar social, voltado para a promoção do cidadão, em todos os seus campos vitais (saúde, educação, alimentação, moradia, segurança, etc), e o chamado estado mínimo, que é quando o setor público transfere para a tutela de agentes privados atribuições que lhe são próprias, como aquelas há pouco citadas.
Atribuições que assumidas por tais agentes privados, visam apenas ao lucro fácil. Aqui a prioridade é o capital e não o social. Ou seja, o Estado a serviço da elite econômica e não a serviço do povo. A preocupação desse segmento é com a bolsa de valores e não com o bolso dos trabalhadores.
Congelamento de gastos públicos, privatização de bens estatais, lei da terceirização, reforma da previdência... Todas essas medidas atendem a esse projeto de estado conservador, elitista e voltado para o interesse do grande capital.
Ora, os ministros do supremo, assim como a maioria do atual parlamento pertencem a essa elite que agora retoma o poder e que tem em Temer o seu mais legítimo representante.
Temer tem o compromisso de fazer a transição, entregando o Estado aos ricos. E isso ele tem tentado fazer através das “reformas”, mesmo sendo estas impopulares e desgastantes para o próprio governo.
Não há processo contra corrupção que barre esse projeto de poder e de estado em curso após o golpe de 16. Depois de alguns anos fora do poder, as elites que governam o Brasil desde os primórdios voltam ao poder e voltam para ficar. Não querem correr o risco que uma cassação nesse momento poderia acarretar.
Só há uma saída: o povo nas ruas e o voto. No próximo ano haverá eleições. Será o momento mais oportuno para se mudar o curso das águas. Mas não esqueçamos: o poder econômico trabalhará com todos os seus meios para eleger o máximo de candidatos que possam garantir os seus interesses.
*Poeta e Cronista

jotagoncalves_66@yahoo.com.br
O retorno da elite ao poder O retorno da elite ao poder Reviewed by Clemildo Brunet on 7/01/2017 06:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion