banner

ADEMAR PEREIRA: O AMIGO SERENO E DE CONVICÇÕES FIRMES!

Clemildo Brunet (Foto)
Clemildo Brunet*
Este 24 de setembro de 2009 fazem-nos lembrar os trinta dias da morte do Dr. Ademar Pereira de Lima, pertencente a uma família que se destacou no meio político paraibano e que em determinado período da vida pública esteve no auge e ficou conhecida como o Clã Pereira ou de forma mais explícita, O GRUPO PEREIRA. Ademar Pereira era filho de Francisco Pereira Vieira (seu Chico), e Almira Pereira de Lima (saudosas memórias).
Aprendendo as lições preciosas de seu velho pai, Ademar Pereira foi um dos primeiros a ingressar na política logo depois de se formar em medicina. Foi eleito Deputado Federal por duas legislaturas de 1975 a 1982. Candidatou-se a Prefeito de Pombal em 1982, pela antiga legenda do PDS 1 figurando na chapa como Vice, o farmacêutico pombalense Epitácio Vieira de Queiroga. Levi Olímpio Ferreira seu concorrente pelo PMDB 1 obteve 7.607 votos e foi eleito com o Vice Severino de Sousa e Silva (Birô), enquanto que Ademar Pereira obteve 5.653 sulfrágios. Ademar foi Vice Prefeito nas duas gestões do Prefeito Dr. Abmael Lacerda (Dr. Verisinho) entre 1997 a 2000 e 2001 a 2004.
Poderia ter avançado mais nesse campo. Teria sido a estrela que haveria de brilhar com certeza na galeria dos melhores políticos que o Estado da Paraíba já teve. Existem várias versões a respeito de sua desistência em continuar na vida pública, peço vênia, para não declinar nenhuma delas. Ademar era Inteligente, homem de oratória fácil, amigo, tinha um carisma todo especial na maneira de tratar os seus interlocutores e acima de tudo, era destemido, sereno, corajoso e de convicções firmes.
Ademar Pereira (Foto)
Exerceu atividades no Estado na Secreataria de Saúde da Paraíba nos Governos de Tarcísio de Miranda Burity e Antonio Mariz, tendo também ocupado por determinado período a função de Superintendente da Delegacia Regional de Saúde, órgão do Governo Federal no nosso Estado. Durante 20 anos o Dr. Ademar prestou serviços médicos no Hospital de Base em Brasília – DF e foi o primeiro Diretor do Hospital Distrital de Pombal.
Em 1978 quando fui prestar meus serviços profissionais como locutor a família Pereira, tive o privilégio de conhecer o Dr. Ademar Pereira e observando bem o modo de suas ações, pude ver os traços de uma pessoa educada e comunicativa, o seu modo manso no falar, sua cordialidade no trato com as pessoas deixava transparecer tranquilidade, porém, sempre firme em suas palavras e fiel em seus atos.
Acompanhei-o na campanha enfrentada por ele no a fã de se tornar Primeiro Mandatário do Município de Pombal em 1982. Pude sentir de perto os seus dramas e angústias por não dispor de condições financeiras para bancar uma campanha eleitoral, pois seu concorrente fazia uso do poder econômico investindo tudo que possuía.
Nesse tempo, a família Pereira estava no pedestal mais alto de sua vida política, com três deputados: Adauto Pereira, (Federal), Aércio e Francisco Pereira (Estaduais) e Paulo Pereira Vieira, irmão de seu Chico e tio de nosso homenageado, Prefeito do Município de Pombal; contava também com prestígio no Governo do Estado, além de um veículo de comunicação de massa a disposição, pois a família Pereira havia instalado no mesmo ano, a primeira estação de rádio de Pombal– a Rádio Maringá AM. Infelizmente para a tristeza de seus amigos e correligionários, Ademar Pereira não logrou êxito.
Em 1979 ainda sob o regime da ditadura militar em nosso país, O Lord Amplificador, Serviço de Alto Falantes de minha propriedade teve de suspender sua programação durante alguns dias por interdição da Censura da Policia Federal. Na época a Censura exigia que para o exercício da profissão de locutor era necessário ser portador de uma carteira funcional fornecida pela própria PF. Nós recebemos a visita de um Delegado da PF, exigindo nossa presença na sede do órgão em João Pessoa, a fim de receber a carteira funcional dos locutores.
Qual não foi nossa surpresa na exigência feita pelo dito delegado em determinar que todas as Carteiras Profissionais dos que colaboravam com Lord Amplificador, fossem assinadas por mim, para que tivessem acesso a Carteira da Censura. Fiquei indagando a mim mesmo, que direito tinha a Policia Federal exigir assinatura das Profissionais quando isso era da competência do Ministério do Trabalho?
Questionei o assunto com Ademar Pereira e ele se dispôs em me levar a João Pessoa e ir comigo até a sede da PF falar diretamente com o Superintendente. E assim foi feito. Na ocasião vi como Ademar Pereira foi bem recebido pelo Superintendente da PF. Transpareceu-me que eram amigos de muito tempo, e o pleito foi prontamente atendido sem a necessidade de se assinar as Carteiras Profissionais.
A maior cobertura jornalística de um pleito eleitoral foi nas apurações das eleições Municipais de 1988. Pombal havia ganhado uma nova emissora, a Rádio Bonsucesso. Tínhamos uma concorrente na praça e era necessário todo fôlego de uma infra estrutura para atender a exigência de nossos ouvintes.
Ademar Pereira (foto 2)
Dr. Ademar Pereira nos deu total apoio para essa cobertura. Desde o momento de se falar com o Juiz que presidiu as eleições, determinando também que parte do valor dos patrocínios fosse dada a equipe, a fim de que esta se sentisse estimulada e prestasse um melhor serviço. Até hoje, quem viveu na época, pode contar essa história: Na cobertura não havia intervalo para música, só a divulgação dos resultados das eleições Municipais de todo País. Eu direto do Pombal Ideal Clube comandando uma equipe, e o hoje Dr. Professor Universitário José Cesário de Almeida, na central de notícias no Studio da Rádio Maringá de Pombal comandando outra equipe. Foi um banho de cobertura jornalística, ficando a concorrente rodando música.
Ademar Pereira são passados trinta dias de sua morte. Foi grande a surpresa quando ouvi a notícia de seu falecimento naquele fatídico dia de segunda feira, 24 de agosto de 2009, pela Rádio Liberdade 96FM.
Encontrava-me em Natal, imediatamente além de falar por telefone para o Programa Liberdade Notícia, emocionado enviei para o mural de recados do Portal da referida emissora a mensagem abaixo:
A morte de Dr. Ademar me pegou de Surpresa. Aliás, notícia assim acontece de maneira que ninguém espera. Ademar era acima de tudo um grande amigo que eu tinha. Sincero, leal e firme em suas convicções. Acompanhei-o durante alguns anos na sua trajetória política e o conheci de perto, pude viver momentos felizes e de desafios junto a essa família. O Clã Pereira, Pombal jamais esquecerá, morre o último dos políticos e benfeitores. A Ademar esta singela homenagem de um amigo e a consolação de Deus a família enlutada que chora a saudade de seu ente querido. Dr. Ademar descanse em Paz.
*RADIALISTA
ADEMAR PEREIRA: O AMIGO SERENO E DE CONVICÇÕES FIRMES! ADEMAR PEREIRA: O AMIGO SERENO E DE CONVICÇÕES FIRMES! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/24/2009 12:48:00 PM Rating: 5

Um comentário

Ronda do Sertão disse...

Olá Clemildo, sou o Cabo Azevedo, eu já sou seguidor de seu blog, seria uma prazer ter o senhor como seguidor do meu. www.rondadosertao.blogspot.com

Recent Posts

Fashion