banner

AMIGO CLEMILDO: FORÇA AO TRABALHO...NÃO DESANIME!

Maciel Gonzaga. (Foto)
Por Maciel Gonzaga*
Em física, trabalho é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. O trabalho é um número real, que pode ser positivo ou negativo. Quando a força atua no sentido do deslocamento, o trabalho é positivo, isto é, existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrário também é verdadeiro, uma força no sentido oposto ao deslocamento retira energia do corpo ou sistema. Qual tipo de energia, se energia cinética ou energia potencial, depende do sistema em consideração.
Para Marx, em “O Capital”, a compra e venda da força de trabalho é uma das características básicas do capitalismo. O valor da força de trabalho é o valor dos meios de subsistência necessários para conservação e reprodução do seu possuidor. No entanto o trabalhador adianta pois o valor de uso de sua força de trabalho, quer dizer, produz seus meios de subsistência necessários (o seu salário) e também produz a mais valia absorvida pelo capitalismo.
Considerando como mercadoria a "força de trabalho" e não simplesmente "trabalho" foi possível resolver as contradições nas fórmulas de Adam Smith e David Ricardo, pois estes falavam em capitalistas comprando o trabalho e pagando o equivalente (o salário) necessário para reprodução, assim como se paga a mercadoria com um equivalente que possibilita a reposição da mercadoria no futuro. Mas ao mesmo tempo falavam em um excedente (a mais-valia).
Portanto, após essas considerações iniciais sobre o trabalho, quero me retornar a este obreiro da comunicação pombalense: Clemildo Brunet de Sá. Não desanime, companheiro, o seu idealismo está acima de qualquer coisa, seja ela qual for. Seus novos projetos terão de ser executados pela sua força de trabalho, passando por cima das dificuldades.
No último dia 6 de novembro, deixando de lado as minhas atribuições e atribulações do cotidiano, passei a tarde acompanhando Clemildo Brunet e sua esposa Irene, aqui na minha terra adotiva, o Rio Grande do Norte. Tive uma enorme satisfação. Me desliguei do mundo e, ao seu lado, passei a conviver de perto com as dificuldades da saúde pública brasileira. Mas, isto não vem ao caso. O que gostaria é de me reportar com enorme satisfação, ao sentimento que tive de ver Clemildo Brunet, mesmo enfrentando problemas de saúde, preocupado com o trabalho, com idéias, querendo executar novos projetos na área de comunicação, idealizando programas musicais – que sempre foi o seu forte – com um coração cheio de bondade.
É por esta e outras razões que digo: força, amigo Clemildo! Não desanime. Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida. Olhe para frente e veja o que ainda pode ser feito... A presença de energia implica na possibilidade de produzir movimento. A energia que uma pessoa armazena ao alimentar-se, por exemplo, possibilita o funcionamento de seus órgãos, permite que ela se movimente e mova outros corpos. É importante salientar que tanto o trabalho como as diversas formas de energia são grandezas escalares.
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem...". Sorriso no rosto e firmeza nas decisões. Verás que o horizonte é infinito, pois a derrota depende de nós tanto quanto a vitória. Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima. Perder nem sempre é ser derrotado. Mas o desânimo estraga totalmente a vida.
Assim, amigo Clemildo, não desanime jamais. Siga em frente com coragem porque a vitória pertence aqueles que possuem persistência e determinação, como você sempre foi na vida. Sim, levante a cabeça e não desanime, mesmo que você veja as pessoas de bem, seus amigos e conhecidos, desanimados diante de tanta violência, egoísmo, corrupção, descalabro e falta entusiasmo, de justiça e fraternidade! Acredite! É preciso acreditar! O bem há de, finalmente, vencer o mal. Deus é mais forte, infinitamente mais forte do que o Maligno! Há mais gente, muito mais gente honesta e corajosa querendo e torcendo pela vitória da esperança sobre o medo! Escute os aplausos que o mundo está lhe dando. Você os merece. Todos nós, seus inúmeros amigos, que não nos dobramos a cabeça e não desanimamos, nos regozijamos de você. Este é o conselho do seu grande amigo Maciel Gonzaga de Luna.
*Jornalista, Advogado e Professor. - Natal - RN.
AMIGO CLEMILDO: FORÇA AO TRABALHO...NÃO DESANIME! AMIGO CLEMILDO: FORÇA AO TRABALHO...NÃO DESANIME! Reviewed by Clemildo Brunet on 11/07/2009 10:48:00 PM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

DR.Maciel,já o admirava, como uma pessôa culta. Agora muito mais, como sêr humano. Transmite uma energia positiva até para quem lêr o seu artigo. Que esta corrente de energia positiva ajude na recuperação do nosso amigo. Nossa Pombal precisa de sua presença. Com certeza, com á mesma energia que sempre lhe foi conferida. Incansável, e como dizer uma pessoa insubistituível dentro da comunicação ,pombalênse. Aquí mais uma vez um agradecimento, lá de dentro. Fiquei mais tranquila, em saber do seu carinho, por esse ombro amigo oferecido ao nosso Clemildo.
Que Deus o ilumine cada vez mais,
Um abraço
Maria do Socorro Dias de Almeida.

Recent Posts

Fashion