banner

25 DE SETEMBRO: A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO!


CLEMILDO BRUNET*

Considero o Rádio, a despeito de outros meios de comunicação mais modernos, como o maior veículo de massa. Não há fronteiras nem limites que impeça o rádio penetrar a onde quer que seja no seu raio de ação. Seja no campo, na cidade, nos lugares altos e baixos, entre ricos e plebeus, independente de raça, tribo e nação, aí o rádio está presente.

A história do rádio se confunde com a história de nossa gente. No inicio da comunicação do rádio a finalidade era o entretenimento e diversão. O Rádio era utilizado para trazer músicas aos seus ouvintes. As notícias eram levadas através de impressos. Depois de certo tempo, o rádio começou a transmitir mensagens em forma de noticiários, como uma forma de levar de modo mais rápido os acontecimentos que iam marcando a história dos povos.

Foi através do rádio que os cantores e intérpretes do passado se projetaram no meio artístico. As Emissoras contratavam esses artistas que serviam como point de audiência da grande massa popular que desejava conhecer o seu ídolo preferido comparecendo aos programas de auditório, já que o áudio trazia só a voz sem visualizar por imagem quem estava cantando. Desta maneira, ficava no imaginário popular ao ouvir a voz do seu intérprete, como seria os traços fisionômicos de quem estava falando ou cantando.

Apesar do avanço tecnológico em outras áreas da comunicação o rádio também evoluiu. Antes emissoras de ondas médias, curtas e tropicais as chamadas amplitudes moduladas. Depois, as rádios FM, conhecidas como Frequências Moduladas. Cada uma atuando de forma diferenciada no seu contexto de ondas. Até mesmo hoje em dia, os links utilizados pela NET, muitos deles são via rádio, isto é o sinal vai pelo "AR", sem a necessidade de fios.

No meu blog www.clemildo-brunet.blogspot.com eu conto a história da Comunicação e do rádio, principalmente de minha cidade natal, que é Pombal, para que as gerações de hoje e de amanhã, fiquem inteirados.

*RADIALISTA, BLOGUEIRO, COLUNISTA

25 DE SETEMBRO: A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO! 25 DE SETEMBRO: A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/28/2012 06:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion