banner

Ornamentação Natalina enaltece o meio ambiente

Nalba Sirlene


Segundo pesquisas, existem várias lendas européias que tentam explicar porque o pinheiro é usado como símbolo do Natal. Na verdade essas lendas estão ligadas quase sempre ao fato de que algum povo da Europa Central adorava árvores e sacrifícios eram feitos ao deus Thor, sempre ao pé de alguma árvore bem frondosa.
Os romanos costumavam trocar entre si ramos de árvores verdes como sinal de que desejavam boa sorte, nas calendas (primeiro dia) de janeiro. Os ingleses tomaram este costume emprestado para usá-lo durante as comemorações do Natal. Os alemães provavelmente foram os primeiros a enfeitarem as árvores de Natal. Eles decoravam as suas árvores com estrelas, anjos, brinquedos, castanhas douradas
e bolas envolvidas em papéis brilhantes. Mais tarde eles acrescentaram lantejoulas e velas acesas.
Esses costumes foram copiados por outros povos europeus com pequenas modificações, daí passaram para os Estados Unidos e chegaram até o Brasil e todo o resto do mundo.
Porém, não há nenhuma base genuinamente cristã para se ter introduzido a árvore ou o pinheiro de Natal nas comemorações do nascimento de Jesus. Pelo contrário, é costume copiado das religiões pagãs da Europa Medieval, e da Roma primitiva. Além disso, existe uma indicação bem clara de que já na época de Jeremias os pagãos costumavam cortar árvores, trazê-las para sua casa, enfeitá-las, e dessa forma exercerem uma espécie de culto pagão à natureza, mais especificamente à árvore.
            Neste contexto, em pleno século XXI, vivendo-se em meio a tantas tecnologias ultramoderna percebe-se que as pessoas continuam a enfeitarem seus pinheiros de maneira singular ou luxuosa como queiram e neste processo pouco se tem conhecimentos deste tema e a partir daí gastam-se fortunas em luminárias que por sua vez consomem bastante energia elétrica, contribuindo para o aumento do aquecimento global e a poluição deste. Enquanto isso, as pessoas procuram cada vez mais o consumismo sem a preocupação da preservação dos recursos naturais e o meio ambiente.

              Partindo da ótica sobre a preservação do meio ambiente, a cidade de Pombal- PB ressaltou a importância da utilização dos três R, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, mostrando como se faz uma bela ornamentação natalina sem agressão ao meio ambiente.
Por Nalba Sirlene - Professora
Parabéns Pombal!
* Extraído do Jornal "Alto Sertão" Edição de dezembro/2013, diversos/Pág. 09.
Ornamentação Natalina enaltece o meio ambiente Ornamentação Natalina enaltece o meio ambiente Reviewed by Clemildo Brunet on 12/15/2013 08:55:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion