API Inovar para o Futuro
Por
uma API contemporânea
Estivemos no interior do Estado, região
rica em cultura, ações econômicas, conhecimento, e muito mais. Fomos
surpreendidos com as demandas, as oportunidades de realizar e interagir com
diversas cidades. Hoje por exemplo, encontramos diversas universidades em
funcionamento qualificado, profissionais de todos os setores, nas ciências,
tecnologia, agricultura, engenharia, medicina, etc. E também na comunicação,
nosso foco.
As novas mídias e suas ferramentas tecnológicas
estão atuando com força total. Para ter ideia, na quinta feira, 12.07, fomos
lançar na Câmara Municipal de Pombal, PB, a Carta Programa da Chapa 2, que
concorre à presidência da Associação Paraibana de Imprensa – API, com Sandra
Moura apresentando propostas e compromissos. Ao chegar lá, um batalhão de web
TVs e web rádios fazendo, diga-se de passagem, paralelo à Copa do Mundo,
fazendo a cobertura online. De imediato o sertão, o Estado e o mundo tomavam
conhecimento do evento que, aparentemente pequeno, tornava-se gigante. No dia
seguinte foi a vez de Sousa que já conhecia nossas propostas através da
internet, e depois Cajazeiras onde também produzimos transmissões online.
Melhor, tudo isso com pessoas de todos os lugares distantes podendo enviar
mensagens ao vivo.
Essa experiência nos leva a refletir o
papel das profissões em todas as áreas. Principalmente a nossa, de comunicação,
refletindo e perguntando qual o verdadeiro papel da API, a Associação Paraibana
de Imprensa, que outrora se manteve na vanguarda com direito, inclusive, a voto
para indicar governantes, segundo nos conta o jornalista e ex-presidente
Gonzaga Rodrigues, tamanho era a sua importância. Os grandes debates, eventos
culturais, lançamentos, campanhas, etc., tinham lugar na API.
Como em qualquer profissão, é preciso
estar atento para distinguir quais os verdadeiros jornalistas, aqueles que têm
compromisso, que se interessam pela verdadeira notícia. Caso contrário, é como
ter advogados caloteiros, médicos charlatões, aventureiros qualquer que põem em
risco os usuários de seus serviços. No caso, a notícia, a profissão de
jornalista, envolvendo radialistas, agentes, gráficos e afins, deve ser
preservada, evitando que se alastre o mau serviço, a promiscuidade, a
hipocrisia, o crime, os fakenews… A informação deve ter base com
responsabilidade na constatação dos fatos. O profissional de jornalismo, como
qualquer outro, precisa estar protegido por leis, por regimentos, precisa
organizar seu trabalho e sua sobrevivência para então produzir com garantia o
bom trabalho.
Assim, os sindicatos, as instituições
várias, e associações, cumprem papéis relevantes. Promovem eventos de
atualização, congressos, seminários, cursos de capacitação, investem em
tecnologia, abrem convênios em parceria de benefícios, criam espaços de
convivência e aprendizado e avançam nas sociedades do mundo.
Na nossa API, o que lamentamos bastante, parece não haver compromisso. Há ali um pequeno grupo interessado apenas em manter-se no poder e tirar proveito próprio sem oferecer nada ao associado, absolutamente nada. Daí, eu como diretor de cultura, e Sandra Moura, como atual vice-presidente, termos feito escolha por novos caminhos.
Na nossa API, o que lamentamos bastante, parece não haver compromisso. Há ali um pequeno grupo interessado apenas em manter-se no poder e tirar proveito próprio sem oferecer nada ao associado, absolutamente nada. Daí, eu como diretor de cultura, e Sandra Moura, como atual vice-presidente, termos feito escolha por novos caminhos.
É essa a questão inicial que temos pela
frente. A nossa candidata, a professora e jornalista Sandra Moura, ao ser
eleita precisa scanear, fazer inicialmente uma varredura, rever as estratégias
para reposicionar a API na vanguarda, trazer de volta o curso de ações
evolutivas, de valor.
A API não deve nem pode continuar nas
mãos de gestores (em sua terceira gestão almejando reeleição) sem a menor
visão, sem noção de planejamento, do que é avançar, atualizar, alinhar-se ao
mundo contemporâneo. Como está a API não pode sobreviver, precisa inovar para o
futuro.
Gil Sabino é
jornalista e gestor de marketing. g.sabino@uol.com.br
Fonte: WSCOM
16/07/2018
API Inovar para o Futuro
Reviewed by Clemildo Brunet
on
7/17/2018 06:08:00 AM
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