banner

Sob o luar do Sertão

Ricardo Ramalho

Ricardo Ramalho*

Após cumprir o serviço militar na Marinha, estava prestes a concluir o último ano no Colégio Agrícola. Na mente, sonhos e amores, na frente, a história, ainda, a me dizer.

Pombal, o recanto, o aconchego da alma, o refúgio das minhas inquietações. O luar de agosto a povoar ideias, desejos, arroubos. Numa folga, corri pra lá. Precisava rever amigos, renovar “paqueras”, descobrir paixões. As praças, o Cine Lux, o banho no rio, o clube, emanavam fluidos para essa ebulição espiritual, repleta de prazeres e surpresas.

Meu íntimo enamorado se situava entre duas opções. Ambas enternecedoras, vivazes, aptas ao relacionamento idílico de todos os jovens da época. Não conseguia distinguir qual o caminho a seguir. Se uma me transmitia tranquilidade, a outra arrebatava paixão. Se uma se retraia, a outra se arrojava. Esse movimento pendular de sentimentos me confundia, me agitava.

Um baile na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) se prenunciava como o desaguadouro desse desfecho. Nele, certamente, estariam as duas pretendentes. Minhas ansiedades afloravam. Estariam fulgurantes, à espera de minha decisão. Decepcionado, entretanto, notei que não se fizeram presentes no local. Agendas familiares impediram, provavelmente.

A banda musical enebriava o público participante, em sua maioria jovens. Uma canção dominava aquele ambiente: “Reflections of my life”, do grupo escocês The Marmalades. Apenas, desconfiava da poesia musical, respirava aquela fragrância artística. Minha compreensão da língua inglesa era mais limitada. Mas, a melodia, era suficiente para aguçar reflexões. Não dancei. Não “paquerei”. Reflexivo, ao final do baile, segui solitário para o Alto, sítio nos arredores da cidade, onde me hospedava. Sob o belíssimo luar do Sertão, caminhava e caminhava, sempre abraçado e acalentado pela lua. Ah, a lua, essa brilhante e afetiva companheira.

Muitos anos depois, entendia a mensagem daquela inspirada composição musical que se fundiu com meu estado de espírito, de então. “A mudança da luz do sol para a luz do luar, são reflexões de minha vida e como enchem meus olhos’ ( the changing of sunlight to moonlight, reflections of my life, oh, how they fill my mind). ‘todas minhas tristezas, tristes amanhãs; levem-me de volta ao meu velho lar”(all my sorrows, sad tomorrow, take me back to my old home).
*Cronista pombalense radicado em Maceió - Alagoas
Sob o luar do Sertão Sob o luar do Sertão Reviewed by Clemildo Brunet on 2/04/2019 06:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion