banner

A lama assassina

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

A cada aurora o sol acordava a mata, seus passarinhos logo saíam em revoada e como poetas divinos lançavam no ar a sinfonia do amanhecer sublime. Das águas do Paraopeba pescadores deslizavam suas canoas em busca de peixes e sonhos. A beleza harmônica e formosa das serras, vales, matas e rios faziam nativos, trabalhadores e turistas respirar a tranquilidade da natureza.

Mas o homem com sua nefasta ganância não se importou com o exemplo do rompimento da barragem em Mariana, no ano de 2015, continuou o mesmo proceder, buscando a exploração de minérios sem observância de regras mínimas de engenharia a fim de resguardar a segurança do meio ambiente e das pessoas. Numa exploração sem limite, com ausência de adequação necessária prosseguiu utilizando barragens do mesmo porte para acumular rejeitos minerais.

Assim foi construindo em Brumadinho seu novo monstro, que resolveu acordar vomitando toda sua tóxica lama. Sem piedade, ela devorou a barragem e, após rompê-la, desceu varrendo tudo que havia pela frente. Primeiro, a sede administrativa da Vale do Rio Doce, que inexplicavelmente, havia sido construída em área abaixo da barragem. E lá foi a lama engolindo as águas do rio, lavouras, pousadas, ranchos, peixes, vacas, galinhas, homens e mulheres. A barrenta e assassina lama aniquilou famílias e sonhos de mais de 300 pessoas.
Barragem Brumadinho
A ganância do homem não viu que o maior minério era a preservação da sua própria espécie e convívio harmônico com a natureza. A lama tem como toxina não só rejeitos minerais, mas o cinismo, os males do crime organizado e a corrupção que destrói tudo. Quantos anos ainda para que o homem mude? Não sei. Deus nos ilumine e sobre a terra o homem possa viver em sintonia com a Santa Natureza, para assim, voltarmos a Minas para sentir o calor da mata, ouvir o canto dos pássaros e adormecer sob o charme da Lua.

*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa - PB
onaldorqueiroga@gmail.com
A lama assassina A lama assassina Reviewed by Clemildo Brunet on 2/01/2019 12:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion