banner

“A ÚLTIMA DAS ÚLTIMAS”

Zeilto Trajano (In Memoriam)




De NONATO GUEDES


Compartilho esta publicação de Clemildo Brunet de Sá, que se reporta a uma figura importante na minha carreira: Zeilto Trajano. 

Foi ele quem me convidou a montar o departamento de jornalismo da rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, quando pertencia à diocese. E também foi Zeilto que me lançou no microfone, incumbindo-me de apresentar noticiosos que produziram audiência dentro e fora da Paraíba, um dos quais tinha como sensação "A Última das Últimas".

Como sou correto com as pessoas, quando Zeilto chegou a João Pessoa praticamente enxotado da direção da Alto Piranhas, que fora vendida a um grupo empresarial-político local, segurei-lhe a mão e consegui que ele fosse admitido na rádio Arapuan, nos tempos de Antonio Cabral Sobrinho e Aluizio Moura.

Zeilto morreu precocemente, e em missão: saiu da cobertura da visita do presidente Figueiredo na Praça João Pessoa direto para o hospital e,daí, para a eternidade. Em tempo: Zeilto Trajano foi um dos melhores comunicadores que já conheci na história da imprensa, em todo o Brasil, sem favor. Sou grato ao professor Clemildo Brunet de Sá por evocar, como ato de justiça, essa figura que marcou presença em Cajazeiras e que não recebeu homenagens à altura por parte do poder público.


 ZEILTO TRAJANO - IMPORTANTANTE NOME DO RÁDIO SERTANEJO 

o jovem Zeilto Trajano, numa transmissão, ao lado de F. Lunguinho, radialista de Sousa (falecido).
A Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras é uma das emissoras sertanejas que ao longo dos anos vem revelando grandes valores para a nossa radiodifusão. Zeilto Trajano foi um deles. 

Comandou a emissora e trabalhou ao lado de nomes destacados do rádio, como, Jota Gomes (Badinho), Hamilton Santos, Eurivo Donato, Edmundo Amaro, Pereira Filho, Rubens Farias, Almair Furtados, Clemildo Brunet, Gilson Gonçalves, Aragão Junior, Mário Bem Bem, Sales Fernandes, Johson Vilante, entre outros. Comandava, portanto, uma equipe de grandes radialistas

Nascido na cidade de Pombal no dia 16 de abril de 1944, Zeilto, que para alguns, de forma errada, tinha nome pronunciado como ZEILTON, foi um dos mais destacados profissionais que já passaram pelo rádio paraibano. Um profissional polivalente, pois fazia tudo no rádio. Locutor esportivo, locutor comercial e bom no campo publicitário, tendo, inclusive, atuado nessa área na Rádio Arapuan, em nossa capital.

Mas, foi no Sertão, na querida Cajazeiras, que o irmão de Otacílio Trajano, outro destacado radialista da terrinha, que atuou no rádio sertanejo e em João Pessoa, brilhou intensamente. Quando o conheci, Zeilto, ele comandava o comercial da Alto Piranhas e o departamento esportivo da emissora, que na época, pertencia à Diocese cajazeirense.

Foi um dos bons locutores esportivos que já conheci. Dividia a audiência esportiva da região, com o querido Zenildo Alcântara, o titular de esportes da concorrente, a famosa DRC – Difusora Rádio Cajazeiras. Era uma briga danada pela audiência, pois ambos eram queridos pelos desportistas da região.

Foi um dos grandes amigos que eu tive no rádio. Foi através dele e do saudoso Adegildes Bastos, diretor da DRC, que eu tive a oportunidade de conhecer muita gente do rádio cajazeirense e região e, por isso, me identificar com Cajazeiras e o seu povo. Sou com orgulho cidadão cajazeirense!

Zeilto Trajano faleceu no dia 25 de agosto de 1982, aos 38 anos, vítima de um aneurisma. Morreu muito cedo, deixou muitos amigos. Esse nome hoje lembrado, jamais será esquecido, pelo bom profissional que foi, mas, principalmente, e acima de tudo, pelo cidadão bom e ético, valores que marcaram a sua história, extremamente dedicada ao rádio, a sua grande paixão.

Gilson Souto Maior

Extraído do Facebook


“A ÚLTIMA DAS ÚLTIMAS” “A ÚLTIMA DAS ÚLTIMAS” Reviewed by Clemildo Brunet on 9/15/2019 07:07:00 AM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Zeilton Trajano nome que na minha infância ouvia sempre meu pai pronunciar era muito querido pelos meus familiares ...figura muitooo importante na minha memória... SAUDADES

Recent Posts

Fashion