banner

Caleidoscópio

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*
                  
             A infância é um período marcante na história de vida de qualquer ser humano. A criança tem o direito de ter uma infância saudável, adequada ao seu desenvolvimento normal como ser humano, mas, a realidade nem sempre se apresenta como a normalidade e a natureza deseja. Daí a existência de crianças que vivem nas esquinas da escuridão, ao relento dos cruzamentos a mendigar, nos lixões. Menores subprodutos de uma sociedade materialista e que no terceiro milênio ainda insiste em manter verdadeiras legiões de famintos que já nascem entregues a própria sorte. Nesse aspecto a infância é marcada por dores que repercutirão negativamente na formação e na caminhada de vida desses infortunados.
            Contudo, temos também o outro lado moeda, o da infância feliz, onde a criança vivencia um universo de sonhos, brincadeiras, fantasias, magias e
amor familiar. Tivemos a benção de Deus de vivenciar este tipo infância. As lembranças desse tempo me trazem imagens dos banhos de rio, o bate bola nos campos de pelada, as brincadeiras de esconde-esconde, baleado, e tantas outras. Também me levam ao tempo em que a minha Avó Raimundo nos ensinava a construir os nossos próprios times de botão, usando figuras de jogadores recortadas da Revista Placar e que eram coladas por baixo de vidros de relógios. Assim, fabricávamos vários times, precipuamente o do Vasco da Gama do camisa 10 Roberto Dinamite.
            Nesse tempo também vó Raimunda nos ensinou a fabricar e manusear a velha pipa. Contudo, havia um brinquedo que sempre nas férias escolares ela costumava construir que nos deixava encantado. Referimo-nos ao “caleidoscópio”. Acredito que as crianças de hoje movidas pela tecnologia desconhecem o caleidoscópio, que é um aparelho óptico constituído por um tubo ou caixa de papelão, cartão ou metal, e que no seu interior colocam-se inúmeros fragmentos de vidros coloridos, que por meio do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados reproduzem, a cada movimento, combinações de diversas imagens, conduzindo os nossos olhos em direção de infinitos e agradáveis efeitos visuais.
            O caleidoscópio faz parte do nosso imaginário infantil. Eram belas imagens, e por isso, ficávamos ali sentados na mesa da sala da Vovó com o olhar penetrante naquela caixa mágica, que nos fazia viajar pelos reflexos coloridos dos vidros e espelhos, como se andássemos em meio aos astros luminosos. Quantas figuras diferentes, misteriosas e fascinantes a nossa retina visualizou. A infância se foi e com ela àquele caleidoscópio, mas vamos construir igual ao de outrora e viajar felizes novamente pelas sedutoras luzes do imaginário.

*Escritor pombalense, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB.
Caleidoscópio Caleidoscópio Reviewed by Clemildo Brunet on 1/18/2014 06:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion