banner

Um fio de cabelo

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

            Dizem que o mundo mudou e, consequentemente, que o homem também se transformou. Bom se para melhor ou pior, o fato é que muitos acreditam que em alguns aspectos a mudança ocorreu para pior.
            Lembro-me que meu pai sempre quando se reporta as fatos vividos no seu passado, costuma afirmar que em tempos idos a palavra de um homem, ou mesmo, o fio de cabelo do bigode valia mais do que qualquer recbibo ou contrato assinado e registrado em cartório. Antigamente, o bodegueiro confiava piamente numa grande clientela e, com isso, havia apenas uma caderneta anotando o valor das compras, que eram pagas no final do mês.
            Hoje, ao recordar disso, meu pai fala-me que os tempos mudaram mesmo, pois mesmo com a diversidade de meios para a formalização dos negócios, o descumprimentos dos acertos cresceram e continuam a crescer cada vez mais.
            Realmente constata-se que o homem transfomou-se em um ser de pouca confiança.  O fato é que a mentira, o cinismo, a falta de respeito e a ausência de credibilidade vem colocando em xeque as relações humanas em todas áreas, fragilizando a sociedade. É triste, mas a verdade é que se homem não mudar sua conduta terminará se encaminhando para um abismo difícil de escapar.
            O que aconteceu que fez esse tempo pairar sob nós de forma tão cinzento. De um lado, tanta evolução na medicina, na seara tecnológica, da comunicação, industrial, transporte e inversamente  o homem continua o mesmo bárbaro e bestial, como nas priscas eras.
            É preciso amar mais, seguir obediente aos ensinamentos de Deus e, com isso, como diz Mário Queiroz: Confie na vida e siga em frente. “O mal só existe quando damos poder a ele...”
*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB

Um fio de cabelo Um fio de cabelo Reviewed by Clemildo Brunet on 5/03/2018 07:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion