banner

POMBAL SESQUICENTENÁRIA – QUASE SEMPRE ESQUECIDA!

Clemildo Brunet

Clemildo Brunet*

“Eu só peço que me esqueçam” a célebre frase de João Baptista de Oliveira Figueiredo, o último presidente da república no regime militar, parece ecoar hoje no Município de Pombal. Não que o velho burgo ou o seu povo tenha pedido isso. De forma alguma! É um estigma!

Pois bem:

A partir de 22 a 26 deste mês de abril, Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em uma parceria com a sociedade Brasileira de Urologia estará promovendo a Segunda Semana Estadual de Prevenção contra o Câncer de Próstata, com o intuito de advertir sobre os cuidados que o homem deve ter com sua saúde para com a doença. Quinta feira dia 18 será abertura da campanha com uma sessão solene no plenário Deputado José Mariz da Casa Epitácio Pessoa. O Diretor do Hospital Napoleão Laureando, médico Antonio Carneiro Arnaud será o palestrante e
vai tratar do problema da mortalidade de câncer de Próstata.

Segundo o Presidente da ALPB, Deputado Ricardo Marcelo (PEN), a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata é em cumprimento à Lei 8.609/09 propositura do próprio Presidente do Legislativo paraibano e tem como finalidade esclarecer a população como ele mesmo disse: “Toda nossa luta para realizar esta campanha é com a finalidade de esclarecer para o povo paraibano a gravidade do câncer. Sabemos que quando descoberto cedo, maiores são as chances de cura”.

Na Paraíba, semelhante ao que ocorre no País, o câncer de próstata é o que mais faz vítimas. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013, foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).

No Brasil - O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. No ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.

No mundo - A cada ano o câncer provoca cerca de oito milhões de mortes. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
Durante a campanha serão realizados exames e consultas médicas em municípios da Zona da Mata, Agreste, Brejo, Sertão e Litoral do Estado para prevenir a população e alertar sobre os riscos da doença.

Programação

Sessão Solene – dia 18 de abril, às 15h, na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Realização de exames
22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.
22 de abril – Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba e Cajazeirinhas.
23 de abril – Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha e Tavares.
24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.
25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.
26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.

É louvável este gesto digno do nosso parlamento paraibano, mas como se pode observar no primeiro item da realização de exames, no eixo da Br 230 entre Patos e Sousa, Pombal não aparece, riscaram-na ou a esqueceram como sempre acontece; tudo isso, a despeito de ser o Município que teve maior extensão territorial, o mais velho de todos - hoje com 241 anos de Emancipação Política, 151 anos de cidade e no passado contou com a maior representação política da história da Paraíba.
Praça Getúlio Vargas e Fachada da Igreja Matriz Senhora do Bom Sucesso
Pombal, 16 de abril de 2013 – O Ano da Esperança.

*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twiters: @clemildobrunet e @brunetcomunica
POMBAL SESQUICENTENÁRIA – QUASE SEMPRE ESQUECIDA! POMBAL SESQUICENTENÁRIA – QUASE SEMPRE ESQUECIDA! Reviewed by Clemildo Brunet on 4/16/2013 05:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion