banner

Maio, Além das Flores e Noivas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O mês de maio último foi marcado pelas divergências principalmente entre o judiciário e o executivo, com imposição do executivo para aprovação da MP 595, mais conhecida como a MP dos Portos, no limite do prazo, não dando oportunidade para a medida fosse instrumento de debate dentro do senado federal gerando desconforto e mal estar entre os senadores, inclusive alguns da base aliada.

Na sequência e para honrar sua palavra empenhada junto aos seus pares, o presidente do senado, José Renan Vasconcelos Calheiros evita o andamento da MP 605, permitindo o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para compensar descontos concedidos a setores da estrutura tarifária, viabilizando a redução da conta de luz, não lendo a medida em plenário, apesar do apelo de vários senadores da situação, por a mesma não ter chegado a tempo e
dentro do prazo regimental.

O gesto moralizador do presidente do senado elevou seu capital político e moral dentro do congresso, merecendo elogios até mesmo da oposição, dentre eles aqueles que votaram contra sua eleição à presidência da casa.

Ainda, e em consequência das divergências, o presidente da Câmara anuncia a votação, antes do recesso parlamentar, a proposta estabelecendo o caráter impositivo da execução de emendas ao orçamento, cada um dos 593 congressistas tem o direito a R$15 milhões em emendas individuais, hoje autorizado por norma constitucional. Se efetivamente essa proposta for aprovada, e deve ser aprovada, pela liberdade de ação que ela traz o legislativo. O executivo não vai poder usar o expediente de liberação de verbas para imposição nas aprovações de MPs e Leis de seu interesse.

No setor econômico a área financeira do governo eleva a taxa de juros (Selic), em 0,5% e não tem o efeito desejado no crescimento do PIB (produto interno bruto), e já há setores pensando num número menor que o estabelecido no inicio do ano que era de 4,5% para 2,7%. O déficit externo se manteve negativo, entre os fatores determinantes consta a crise internacional. O Brasil continua dependente das exportações de commodities, sendo os EUA e China nossos maiores clientes no segmento e como complicador, a China continua com o consumo em baixa, portanto, afetando diretamente nossas exportações, principalmente os minerais, com maior peso para o minério de ferro.

Um dos maiores gargalos da economia e que se apresentou em maio como um empecilho de enorme peso é o custo do dinheiro. Para fomentar o consumo interno é alargado o crédito, aos consumidores, com custos adicionais para aquisições de bens. Esse sobrepreço faz parte da política de compra e venda no mercado mundial. Para essa finalidade nos países desenvolvidos há um custo de 3%, nos emergentes é de 10%, enquanto no aqui pagamos a bagatela de 90%, ridiculamente. Se não houver um entendimento com uma política voltada para estimulo ao consumo interno, grande mercado a ser explorado e não há um direcionamento nesse sentido, o que há é uma prática abusiva de cobrança de juros caracterizada como proibitiva ao acesso da grande massa consumidora, o Brasil vai continuar regredindo enquanto outras nações vão continuar crescendo, mesmo sem o potencial que temos; por pura inabilidade, incoerência ou incompetência dos nossos dirigentes. 

Para evitar a sequência desses desencontros o Brasil precisa urgentemente, além de outras iniciativas desenvolvimentistas, parar com intervenções pontuais na economia, beneficiando setores específicos com desonerações que só tem derrubado a arrecadação da Previdência Social, sacrificando esse órgão e não trazendo qualquer benefício direto ao consumidor final, pois, o pressuposto barateamento dos produtos não tem ocorrido, o único beneficiário tem sido a própria indústria.

Uma das marcas de incompetência mais desastrosas ocorridas no mês passado foi a liberação por parte da Caixa Econômica Federal (CEF), dos valores para pagamento do Programa Bolsa Família em data não programada oficialmente, acarretando uma corrida aos caixas daquela instituição financeira pelos beneficiários, gerando um tumulto indesejável o que poderia ter gerado conseqüências danosas a uma massa de pessoas que já são penalizadas pela própria vida.

No esporte, o Brasil treina para disputar a Copa das Confederações deste ano com um time renovado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, Felipão 64 anos, sem conseguir a confiança que era esperada pelos torcedores para conquista de mais um título para nossa seleção de futebol.
Seguindo a lógica do futebol, time que não ganha troca de treinador o Santos Futebol Clube dispensa Muricy Ramalho, paulistano de 57 anos, um profissional vencedor tanto como jogador e técnico, nos clubes por ande trabalhou.

A grande noticia fica para os jovens sonhadores da nossa terra, que sonham com o estrelato, principalmente os amantes do futebol, depois de muitas idas e vindas, o jogador Neymar da Silva Santos Júnior, 21 anos, paulista de Mogi das Cruzes, deixa o Santos Futebol Clube e vai para o Futebol Clube Barcelona, Espanha, realizando dessa forma um sonho de garoto, indo jogar num dos maiores clubes do futebol mundial, (não obstante ser o Santos um clube de expressão mundial, principalmente pela imagem ligada ao legendário, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, 72 anos, o maior jogador de todos os tempos, tendo jogado pelo Santos por 18 anos). e jogará ao lado de grandes estrelas, dentre elas o maior jogador de futebol no momento, o Argentino, Lionel Andrés Messi, 25 anos.

Neymar é um dos maiores salários do futebol mundial, um líder brasileiro que certamente vai se transformar numa estrela mundial, tendo a responsabilidade de, juntamente com outros ídolos do nosso futebol, ganhar o hexacampeonato do futebol mundial, para o Brasil e no Brasil, em 2014.

*Escritor e Poeta

Maio, Além das Flores e Noivas Maio, Além das Flores e Noivas Reviewed by Clemildo Brunet on 6/07/2013 06:03:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion