banner

NOSSO POVO ACORDOU...

Clemildo Brunet
Clemildo Brunet*
 
A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.
 
A grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.
Quando vejo as manifestações de protestos com gente nas ruas desse Brasil afora, me vem à lembrança de um tempo não muito distante que os protestos eram realizados debaixo de um regime de exceção que se instalou nesse país. Hoje o nosso povo acordou por está vivendo uma realidade diferenciada daquela, pois estamos em plena democracia e o grito de liberdade explode no peito de um brado retumbante, para destituir os poderes dos corruptos infiltrados na classe política brasileira.

A vontade heroica da nossa gente de uma determinada época neste Brasil dava-se de maneira voluntária, nas reuniões, em lugares fechados escolhidos pelas classes ou em manifestações nos logradouros públicos, para dizer aos que lhes eram contrários, o sentimento de liberdade no grito e na raça, sinalizando seu protesto, até mesmo em um período em que tudo ou quase tudo era censurado.

Hoje graças ao avanço tecnológico através da Internet e redes sociais com suas ferramentas disponíveis, um corpo se forma de maneira expressiva com o nosso povo saindo às ruas e avenidas desde as grandes metrópoles ao menor aglomerado de povoações, sem que se saiba a que voz de comando está obedecendo.

É como disse o poeta Castro Alves: “A praça é do povo assim como o céu é do condor” nessa maratona de se buscar o que é de direito e tem sido negado pelos seus governantes em uma série de desmandos é que povo sai às ruas para protestar. Com essa onda de manifestações que ecoa por toda parte já se vê novas perspectivas de vida para esta nação.

Fique atento ao que disse um dos líderes do Movimento do Passe Livre, Marcelo Hotimsky, depois de se reunir com a Presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores nesta segunda feira (24) em Brasília. "Eles mostraram uma incapacidade muito grande de entender a pauta do momento, falaram que vão estudar e abriram este canal de diálogo que a gente considera importante." Hotimsky saiu do encontro, como disse, com a impressão de que a presidência de República é despreparada.
Com os desmandos da nossa classe política, os gastos excessivos do Governo, a falta de ética e zelo com a coisa pública nos dias de hoje, o avanço constante da violência por parte do crime organizado mandando neste país, só Deus sabe quando tais movimentos de rua haverão de parar. E haja manifestos...

Pombal, 25 de junho de 2013

*Radialista, Blogueiro e Colunista
Twiters @clemildobrunet e @brunetcomunica
NOSSO POVO ACORDOU... NOSSO POVO ACORDOU... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/25/2013 04:36:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion