banner

É TEMPO DE SE VIVER...


CLEMILDO BRUNET*

O tempo vai... O tempo vem... É o que diz uma canção popular. O tempo é a nossa preocupação.  Isso não vem de hoje; já na época do apóstolo Paulo as pessoas pensavam assim, pois, ele escreveu aos seus contemporâneos :  “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos” Gálatas 4:10.

Será que a idade nos deixa preocupados com tempo? Não queremos a morte, mas, também não queremos o envelhecimento. Estamos no final do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2013. Nesta época, as casas comerciais estão mobilizadas no sentido de atender a demanda para vender  seus produtos oferecendo todas as vantagens possíveis afim de proporcionar a clientela a economia tão desejada. É a onda do consumismo

É um tempo que a cada ano se repete! Quase todos começam a fazer um balanço do que realizou no ano que está findando. E começam a direcionar o foco das coisas com perspectivas para o novo ano.

Em Pombal havia um cidadão que gostava de relacionar os anos de vida do ser humano contando os dedos da mão: O polegar representava 10 anos de vida, o indicador 20 anos, o maior de todos 30, depois deste o declínio, o anelar 40 e o mínimo 50. Assim é nossa vida dizia ele.

As festas de fim ano geralmente nos trazem alegria, mas, ao mesmo tempo um misto de nostalgia e saudade. Não sabemos explicar o que acontece dentro da gente. Seria a lembrança das coisas boas do passado que não acontecem mais nos nossos dias?  Será falta de sinceridade nas pessoas? Ou a palavra não cumprida pelos que prometem? Serão os nossos recursos financeiros tão escassos nos dias de hoje? Será, por acaso, a ausência de nossos entes queridos que já partiram para a eternidade e continua na nossa mente quando chega a época do natal? Será também um misto dos males que fazemos e muitas vezes sobrepujam o bem?

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” Rm. 7:18,19. Há pessoas que durante todo ano tem a preocupação de falar da vida dos outros sem olhar para si e para os de sua família.

Neste momento de reflexão é bom que essas pessoas examinem o que o apóstolo Tiago tem a dizer: “Cobiçais e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Tg. 4: 2,3.

Este é um momento de se lançar um olhar introspectivo e perguntar: Onde acertamos ou erramos? O Que significou para você o ano de 2013? Quais são as suas esperanças em relação ao ano de 2014? Muitos projetos e planos pessoais estão sendo traçados como metas a fim de atingirem objetivos. Quais são os seus Para o ano que vem? Eleições?  Os agentes políticos chegarão novamente com suas promessas mirabolantes com a intenção de merecer o seu voto. Vale apena refletir.

Aprende a compartilhar com o seu semelhante o sucesso do que você produz e que é fruto do seu trabalho. “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo. Ser-lhe-á em pura perda. Pv. 11:24.
Por que nos preocupamos com o tempo? O tempo passa por nós ou somos nós que passamos pelo tempo?  “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Ec. 3:1. A bíblia diz que: “Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento, tudo passa rapidamente e nós voamos”.

Malba Tahan Escreveu: “aprende a gravar na pedra Os FAVORES que receberes, Os BENEFÍCIOS que te fizeram, As PALAVRAS de carinho, simpatia e estímulo que ouvires. “Aprende, porém, a escrever na areia as INJÚRIAS, as INGRATIDÕES, as PERFÍDIAS e as IRONIAS que te ferem. “Aprende a gravar assim na pedra, “Aprende a gravar assim na areia”... “e serás feliz”.

Só assim viveremos melhor e teremos um ano novo muito feliz!

Pombal, 31 de dezembro de 2013

Atualizado 02/01/2020

Clemildo Brunet de Sá
*Radialista, Blogueiro, Colunista
É TEMPO DE SE VIVER... É TEMPO DE SE VIVER... Reviewed by Clemildo Brunet on 12/31/2013 10:26:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion