banner

Novos tempos velhas práticas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Década de 1930 e o Brasil entrava numa fase de crescimento trabalhista, com a chegada de Getúlio Dorneles Vargas ao Governo Central o sindicalismo passa a fazer parte do governo, automaticamente o trabalhismo ganha um ministério recheado de conceitos avançados e o trabalhador sendo visto como uma peça importante na engrenagem do sistema, sua valorização passa a ser uma realidade incontestável para as futuras gerações.
Década de 1950 chega ao poder, Juscelino de Oliveira Kubitschek, aquele que daria um passo gigantesco para a economia nacional, introduzindo, definitivamente, a indústria em nosso país, com destaque para a indústria automobilística e
a linha branca e outros aparelhos elétricos. Nossa mão de obra que antes era forte na zona rural teve elevada migração para zona urbana, com o Brasil sentindo a possibilidade de vir a ser, efetivamente, o país do futuro, cantado em prosa e verso pelos quatro cantos do mundo.
Década de 1970 o país estava sendo administrado pelo regime militar, de exceção, a democracia era reprimida e os nosso ídolos trancafiados e incomunicáveis, muitos deles torturados nos calabouços, quando não mortos pelo torturante e defectível sistema, jogando por terra todos os avanços democráticos que tínhamos conseguido durante a República conquistada e desenvolvida pelas cabeças mais brilhantes que tínhamos a disposição da Democracia brasileira.
Com muita luta e depois de 21 anos o Brasil volta para sua Democracia e o governo civil assume novamente o comando do país. Novos tempos e parecia que tínhamos aprendido a lição com as baionetas e cassetetes, manejados e portados pelos aquartelados que desprezavam as liberdades com as idas e vindas de uma nação sempre voltada aos direitos individuais e coletivos.
Depois de um período de acertos e progressos, com a nação tomando um rumo, definitivamente, ao futuro, soçobramos em um mar de lama e desalento. Passamos a fazer parte de um país sem presente e sem perspectivas para o futuro. Em nome de um projeto de governo nosso país foi relegado ao fracasso, ao descaso e ao descontrole, a maioria dos controladores do poder central faziam negociatas em troca de sustentação do governo, verdadeiras quadrilhas foram montadas para extorsão do erário público, o volume de dinheiro envolvido com as tramoias e falcatruas chegou ao fantástico número dos bilhões de dólares, uma verdadeira fábula para um povo pobre como o nosso, que ainda luta pela sobrevivência, em alguns bolsões de miséria que ainda aflige a nossa terra. Que por absoluta carência material e de valores morais são levados ao mundo do crime, muitos morrem no tráfico tentando salvar a própria pele, tentando romper a miséria em que se encontra.
Hoje, os nossos poderes já não se mostram tão harmônicos, como antes eram, e os conflitos chegam à beira de um colapso institucional. O Poder Judiciário e o Ministério Público Federal, em pleno exercício da função, juntamente com a Polícia Federal, entram em rota de colisão com os demais poderes, pela simples aplicação das Leis e dentro do ofício. O Poder Legislativo, com tantos componentes sendo denunciado por vários crimes, o de maior vergonha para o país, o de corrupção ativa e passiva, em parceria com empresas privadas, dentre elas constam as maiores construtoras do país, com obra em execução dentro e fora do Brasil.
O Executivo tenta de todas as formas se manter a margem das contradições vividas por partidos apoiadores do seu governo e Ministérios. Confesso, diante de tanta sujeira levantada pela justiça e colaboradores, delatores, fica, deveras, impossível prever-se o final dessa história, triste e melancólica, para um partido político que assumiu o governo em nome da probidade administrativa, da retidão e da coerência. Não me lembro de ter vivido ou lido, uma situação tão constrangedora para um povo que vive dentro da Democracia, certo é, muita gente confunde liberdade com libertinagem, temos em nossos dias uma situação de verdadeira libertinagem, tão cruel quanto desumana.

*Escritor e Poeta
 genivaldantas.com                                                                                                                            
Novos tempos velhas práticas Novos tempos velhas práticas Reviewed by Clemildo Brunet on 7/19/2015 06:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion