banner

Memórias poéticas de um beradeiro


Por Daguia Morais*

O problema filosófico do tempo “Me diga quanto tempo o tempo tem?” logo emenda um lamento investigativo sobre a vida de personagens e fatos que enfeitam, até hoje, a história da diversidade cultural, folclórica, religiosa, política e social de Pombal. Essas histórias e estórias estão na música Beradeiro Caduco de Dr. Sales, médico e músico pombalense, herdeiro mor de Biró Beradeiro que ele prefere lembrá-lo somente no título da canção; o que não é pouco quando se leva em conta o espaço ocupado por seu pai no imaginário popular da cidade.

A música lançada nas redes sociais, nesses dias, soou como um estalo no inconsciente coletivo de um grupo social de Pombal que guarda amufambadas, num baú, ricas heranças da oralidade popular, como os causos de Ciço de Bembém, Dinha Carne Assada, Sargento Mota, Pedoca de Deca; a voz de Fonhonhon; o fole de Biino; o estilo de Vandeca; a inconfundível zoada do trem que atiçava os anseios de Cotinha; o karaokê de Severino...

Além dos personagens ditos folclóricos, a narrativa musical sublinha a diversidade religiosa quando traz à memória o centro espírita de Generino e a figura do Padre Solon; e, como não poderia deixar na caduquice, recorda com lembranças contentes a Festa do Rosário, um dos maiores bens do patrimônio imaterial da terra de Maringá.

É percebido um distanciamento, por parte do compositor, de figuras do ramo da política pombalense. Certamente não foi por falta de nomes, cavilações e feitos de muitos ou de poucos, mas Dr. Sales só pergunta pelo ex-prefeito e médico, Dr. Avelino.

Apesar disso, há uma abordagem genial na canção quando se refere ao primeiro ministro português do rei Dom José I, o Marquês de Pombal, que até hoje causa desconcerto quanto à origem do nome da cidade. E ele, Dr. Sales, ironiza cantando que o Marquês “...mudou-se pra Pombal raçado por santa inês”. Muito bom! Ah, “...e o Teodósio do hino”? Pouco cabimento para o responsável pelo massacre dos índios Pegas e Panatis, nativos das terras sertanejas.

Um recorte particular para a construção de duas importantes imagens. A do rio “todo furado de cano”, que assim cumpre sua função social e não deixa nunca de ser perene. A outra, “Menino vendo o mundo acontecer assistindo a matinê no cinema de Galdino”. Era o cinema, o bem cultural portador de tantos significados que conectava todo mundo numa fila gigante nas tardes de domingo. Sem internet.

Por fim, há uma compreensão peculiar sobre o autor personagem, que a ele coube fazer viagens pelo universo cultural, folclórico, religioso, político e social de Pombal para também distribuir a abundante colheita de suas traquinas vivências, como libertar os passarinhos de Antônio de Cota; apressar o último gole porque soava o badalo do sino; as farras no Bar Centenário com a batucada Maringá; a Festa do Rosário e; muitos outros momentos que povoam a canção. Contudo, para não realçar apenas lamentos de quem injustamente se acha meio caduco, é bom fazer viagens ao cotidiano de seus contemporâneos lembrando o bar de FF; a cachorra de Chicota e; a arte de João de Heron.

É certo que a poesia cantada, Beradeiro Caduco, do Dr. Sales, será a mais curtida no Encontro do sábado da Festa do Rosário de 2019. Os Filhos de Pombal nunca cansarão de cantá-la e nem de ouvi-la.

Daguia Morais

Daguia Morais
*Professora
Memórias poéticas de um beradeiro Memórias poéticas de um beradeiro Reviewed by Clemildo Brunet on 10/08/2019 05:30:00 AM Rating: 5

3 comentários

Unknown disse...

Parabéns M.Daguia pêlo brilhante texto.sabias palavras

veciop disse...

Bonita homenagem de Da Guia ao meu amigo eterno, Sales de Biró, que compôs com sabedoria e sensibilidade coisas que representam nossa querida terra.

Unknown disse...

Parabéns, professora Daguia Morais, pelos merecidos comentários da música do nosso querido Dr. Sales, que,com esta música ele faz o resgata do legado cultural do seu pai,Biró beradeiro, com a qual rememoriza e exibe a história para da nossa terra Maringá para às novas gerações que ainda não a conhecem.

Recent Posts

Fashion